O reality show “Grande Fratello” é a versão italiana do “Big Brother”, trazendo um enredo nada orgânico apresentando roteiros e dinâmicas pobres. O programa existe desde os anos 2000, e tem vinte e duas temporadas concluídas até 2023. São 16 temporadas regulares e sete temporadas de celebridades.
Dayane em surpresa no Grande Fratello para Helena no player abaixo
Para nós brasileiros, rolou um destaque especial em 2020 quando tivemos a concorrente Dayane Mello que chegou até a final, mas infelizmente não foi a vencedora. Muito se sabe que a causa disso foi o bloqueio de VPN para as votações que viriam de fora, mostrando claramente a manipulação do programa.
E não apenas isso, mas a relação que a brasileira teve com a participante Rosalinda Cannavò, também chamou muito a atenção na época. Mas foi criticada por indicar a mesma ao paredão após admitir que estava apaixonada, mesmo sabendo que ambas tiveram medo.
Porém, agora na temporada 2024/25 temos mais uma edição na qual outra brasileira chamou a atenção, se tornando a favorita do publico italiano e de muitos que foram acompanhando o “Grande Fratello” aos poucos. A modelo, Helena Prestes sempre foi a sensação da casa, mostrando uma animação constante dentro do programa e também passando por momentos muito difíceis, precisando escutar comentários xenofóbicos, preconceituosos e agressões. Como: “Volte para a selva“; “Ela é muito agressiva por conta de onde veio“; “Ela é assim por ser brasileira“; e sempre piorando.
Não apenas isso chamou a atenção do publico, mas em dezembro tivemos a entrada da participante Zeudi Di Palma, Miss Itália e estudante de sociologia. A Miss é assumida bissexual e em pouco tempo iniciou uma relação com Helena, mas que pelo que parece ninguém na casa enxergava e o programa decidiu expor em dois momentos ao vivo, dando destaque para a dupla que estava desenvolvendo uma relação.
as requested, #zelena dec 16 VT with eng sub https://t.co/If545whTMK pic.twitter.com/wUmPrExXgv
— lastikmaan (@mygaypeck) January 10, 2025
Após isso alguns problemas começaram a ocorrer, já que claramente ambas se apaixonarem não fazia parte do roteiro do programa, sendo a única relação realmente orgânica ali. Foi assim que o canal não perdeu tempo em tentar destruir isso, tentando dinâmicas absurdas e que em certo momento em janeiro de 2025 levou à eliminação de Helena, após mudarem a dinâmica da votação para eliminar ao invés de salvar.
Tudo ocorreu após um caso grave de agressão verbal entre Helena e Jéssica, levando nossa BR ao extremo emocionalmente em tentar jogar água em Jéssica com uma chaleira elétrica. O programa avaliou esse caso e outro que envolveu agressão em Helena por outra participante, que invés de tomar uma atitude – que seria o correto – deixou para o público, da maneira mais errada possível.
Mesmo o público votando, Helena acabou eliminada, mas com incoerência no número de votos contados pelo canal, gerando uma revolta nos fãs de Helena e no fandom, #zelena – o nome ship que apoia ela e Zeudi. O fandom do Brasil se uniu com força, dando as mãos para as fãs que estavam espalhadas pelo mundo – EUA, Espanha, Itália, Coreia, Tailândia e por aí vai. O barulho e as hashtags que subiram fizeram muito barulho, atingindo os patrocinadores que começaram a largar mão do reality, levando até mesmo aos telões da Times Square.
O barulho foi tão grande e o fandom organizado mostrando poder, pela primeira vez ocorreu uma repescagem trazendo quatro participantes novamente para a casa. Enquanto a modelo estava fora da casa, o fandom tentou ao máximo alimentá-la com informações úteis e principalmente que poderia confiar em Zeudi, que se manteve em estado de barril após a saída de Helena.
a reação da zeudi descobrindo que teria a repescagem #zelena pic.twitter.com/LqnwEqOp8g
— lau (@tolovegirls) January 21, 2025
Infelizmente a volta de Helena teve um preço, já que o programa continuou com seu horrível roteiro com o participante argentino, Javier. A nova dinâmica com o retorno de Helena envolvia criar um triângulo com Zeudi e Javier, o que pegou ela de surpresa – ou não, já que criaram teorias em vídeos do tik tok dessa possibilidade e que foi assistido pela mesma enquanto estava fora. Antes de entrar na casa novamente ficou no tugurio, que seria um pequeno complexo da casa parecendo uma mini residência, precisando encarar ambos ao sair e entrar no roteiro.
Infelizmente, os participantes entram com roteiros prontos que irão seguir dentro da casa, com Zeudi não foi diferente, mas com ela e Helena quebrando os roteiristas, eles decidiram vir sem dó na intenção de rachar um fandom que estava unido manchando a imagem de ambas de alguma maneira, começando com a Miss sendo taxada de confusa mesmo batendo no peito que era apaixonada por Helena, mas criando um laço com Javier.
Em certo momento vemos esse roteiro se finalizando talvez, mas eles continuaram investindo nessa ideia. Após chutarem Zeudi em dois programas ao vivo, foi a vez de Helena começar a relação com Javier com a miss saindo de cena.
Tudo ocorreu tão rápido que nem os fãs entenderam e começaram a discutir no calor dentro da plataforma X, escolhendo qual lado apoiar e até mesmo chegando ao extremo de declarar palavras desnecessárias sobre a participante. Que ela teria usado o fandom só para ficar com o Javier, que as indiretas eram mentira, xingando de vagabunda, homofóbica e até indo atrás de suas duas irmãs em redes sociais privadas.
“Grande Fratello” não é um programa para amadores, no qual estão sempre buscando dinâmicas para acabar com aquilo que eles não querem dando certo – garimpando redes sociais por # e criando mexer nos roteiros. Muita pressão é feita dentro do confessionário do programa, e já percebemos muito isso na mudança de atitudes de vários participantes, modo de propagar falas e direção que devem tomar quando forem discutir para criar VTs.
Todo o estudo social que funciona em um BBB convencional que assistimos aqui no Brasil, o GF não confia a ponto de precisar de roteiros e já definir desde o começo quem desejam que ganhe o programa, destruindo as mulheres e dando palco e aplauso para os homens com falas e atitudes questionáveis e criminosas.
Muitos já mostraram falar algo totalmente absurdo, mas o que mais causou incômodo foi Javier, que usa Helena para melhorar sua imagem, duvidou da sexualidade de ambas (Helena e Zeudi), apresentou falas homofóbicas, machistas, xenófobas e atitudes que poderiam facilmente levá-lo à justiça por assédio – dando selinho em Zeudi sem consentimento e até mesmo se masturbando dormindo ao lado de Helena, que usa remédios para dormir. Um vídeo criado pelo fandom apresenta todas suas falas e atitudes, denunciando o participante, mas que o Grande Fratello prefere manter e tentar limpar a imagem do que tomar uma atitude.
Questo partecipante continua a commettere crimini contro i diritti umani e non si fa nulla. Ancora molesta e perseguita le donne semplicemente perché non lo vogliono. Abbiamo bisogno della vostra voce e della vostra portata. Sii il portavoce della giustizia. @espressonline pic.twitter.com/5PVsFvts3O
— JAVIER VAI TOMAR NO CU (@Letrodrixx) February 5, 2025
Não apenas temos Javier, mas muitos participantes já apresentaram falas e momentos questionáveis. Lorenzo, o favorito do “Grande Fratello” e já finalista, apresentou falas racistas, xenofóbicas e até mesmo sinais de referencia nazista. Shayla por diversas vezes falou algo relacionado ao Brasil para Helena, relacionado a pobreza, comunidade e chamando a mesma de “macaca”. Esses dias tivemos na mesma semana, mais precisamente três vezes, um dos participantes imitando um macaco ao ouvir a voz de Helena em outro ambiente ou em meio a dinâmica.
Muitos criticaram Helena a chamando de homofóbica por falas durante as puntatas em brigas contra a participante, Zeudi – lembrando que elas precisavam seguir um roteiro de inimizade e questionamentos de sua relação. Porém tudo foi interpretado de maneira equivocada, no qual a Helena falava sobre a sua relação com Zeudi ser confusa, e não sua bissexualidade. Muitos que assistem de fora da Itália, mesmo com a própria Helena explicando diversas vezes, continuam atacando a participante a chamando de nomes que nem podem ser citados aqui.
Negli ultimi giorni, Helena e Zeudi sono state protagoniste di un nuovo scontro 🔥 #GrandeFratello pic.twitter.com/BYVtrv6HBp
— Grande Fratello (@GrandeFratello) March 17, 2025
O “Grande Fratello” chegou ao fim agora dia 31 de março, trazendo a vitória para a concorrente, Jessica Morlacchi, o segundo lugar para Helena Prestes e o terceiro ficando com Chiara Cainelli. O quarto lugar foi deixado para Lorenzo Spolverato e o quinto para a ex-miss, Zeudi Di Palma.
Infelizmente o programa da mesma maneira que suja a imagem de seus concorrentes precisa também fazer uma limpeza, seja durante o programa ou após seu termino, mas que infelizmente ainda não começou a ser feita. Em menos de 72 horas – até o momento que a matéria foi escrita – temos ataques sendo feitos para Helena, no qual seu endereço foi divulgado, ameaças e fake news; Shaila também tem sofrido com os mesmos ataques e divulgação de seu endereço; Chiara não foi diferente, tendo sua casa invadida e sendo agredida por duas mulheres; e Zeudi sofrendo com as atitudes de seu fandom, ex-zelenas/zeudiners que decidiram fazer a vida de pessoas na plataforma X um verdadeiro caos, ameaçando de morte e indo atrás de conhecidos e desejando destruir seus trabalhos, fazendo isso com ex-concorrentes e pessoas comuns da plataforma que são fãs de Zeudi/Helena ou que comentam o GF.
Enquanto as mulheres levam hate e sofrem ameaças, os homens seguem ilesos e o maior culpado, que é o Grande Fratello, se mantêm calado sem posicionamento. Sem contar a assessorias de participantes, que antes do programa acabar já deveriam ter tomado uma atitude, mas continuam calados até agora sem nenhum suporte ou pronunciamento adequado.
A saúde mental de ambas ali dentro e até mesmo de outros participantes claramente é prejudicada e o programa se importa mais em acabar com tudo lá dentro há seu favor, semeando o caos com edições manipuladas que afetam aqueles de mente fraca que estão atrás da tela.
Sigam páginas e spaces (Twitter/X) confiáveis, escutem com atenção e engajem de maneira respeitosa. Lá dentro é tudo um roteiro que precisa ser seguido, já que ocorrem consequências caso não o façam, a vida real é aqui fora sendo a que importa para todos depois.
Comentários
Loading…