in

13 melhores séries de comédia de todos os tempos

Surgida ainda na Grécia Antiga, a comédia funcionava como uma encenação teatral que se contrapunha totalmente à tragédia. Entretanto, esse maniqueísmo curto e grosso é mais fácil na teoria do que na prática, visto que é um consenso generalizado que o gênero em questão tem um objetivo um tanto mais complexo que seu oposto complementar: o de fazer rir.

Se pensarmos bem, a comédia move-se pela quebra de expectativa. A produção do humor insurge naquilo que se menos espera, normalmente pautado por uma contextualização prática e simples que preparar o terreno para que as piadas “aterrissem” perfeitamente. Porém, coloque-se como espectador de, digamos, um stand-up comedy. A primeira vez que você assistir a apresentação, caso conecte-se com o indivíduo em cima do palco, provavelmente será uma experiência única. Agora revisite a mesma peça, de novo, de novo e de novo: tudo já é conhecido e, caso não esteja carregado com a mesma energia de antes pelo ator ou pela atriz, você não se sentirá satisfeito.

Esse não é o único obstáculo pelo qual o gênero passa: a energia representa boa parta da conexão entre público-cena, porém a complexidade e a sutileza das famigeradas piadas não devem subestimar o interlocutor, e sim trazê-los para uma determinada linha narrativa apenas para quebrá-la de forma inesperada, garantindo a surpresa. Subestimar a capacidade de compreensão de sua audiência é extremamente arriscado e pode se transformar em uma bola de neve de fracassos – não é à toa que grande parte das comédias se resigne ao formulismo excessivo e nem ao menos tente trazer algo de novo, mergulhando na mesmice.

É um fato dizer que a comédia tornou-se um antro saturado e obcecado pelas falhas. Seja por uma postura insuportável de seus realizadores em se manterem presos a uma esfera conservadora que não consegue criar humor sem pontadas de racismo, machismo ou homofobia, seja pela visão mercadológica de um produto medíocre, grande parte das produções não inova – e esse é um dos principais problemas, como mencionado agora pouco.

Entretanto, nem tudo está perdido! Em meio a produções infelizes e tristes por todos os motivos errados, há alguns artistas que insistem em distorcer padrões e resgatar elementos clássicos da comédia, repaginando-os com um twist moderno. São essas obras que exalam originalidade, criando personagens e tramas maravilhosas, hilárias por serem tão autoexplicativas e propositalmente irreverentes.

Foi em homenagem a essas produções que separamos nessa singela nova lista as melhores séries de comédia. É claro que nem todas caberiam aqui dentro, ainda mais porque a matéria ficaria infinita, mas pegamos o suprassumo da televisão contemporâneo, voltando até mesmo alguns anos no passado e resgatando ícones atemporais como SeinfeldFriends.

Confira nossas escolhas abaixo e não se esqueça de deixar seu comentário!

[imdb]https://www.imdb.com/title/tt0098904/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt0108778/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt4955642/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt3339966/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt1759761/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt0496424/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt0462128/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt1266020/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt0410975/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt3609352/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt4635276/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt2861424/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt2467372/[/imdb]

Escrito por Equipe Proibido Ler

Produzindo conteúdo sobre o universo geek há mais de uma década. Nos acompanhe também no Instagram, Twitter e Facebook.

Comentários

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Bumblebee (2018) | Quando Travis Knight salvou Michael Bay

A Pequena Caixa de Gwendy | Um conto rápido e gostoso de ler