Não é novidade que temos um apanhado de séries policiais, procedurais ou mais conhecidas como “caso do dia”. A cada ano novos títulos são lançados e causa a sensação de que o gênero se tornou saturado e cansativo. “The Rookie” é uma série policial que segue a mesma linha, porém apresenta algumas coisas novas, especialmente por trazer bons personagens e boas histórias em um ritmo cativante.
Criada por Alexi Hawley (Castle e The Following), “The Rookie” (O Novato em português) aborda o dia a dia dos policias em um ambiente realista sem esquecer o otimismo e bom humor. O drama se mantém na linha do “caso do dia” ou “caso da semana” que precisar ser resolvido, mas é na profundidade dos conflitos pessoais de cada personagem que a série tem seu ponto alto.

John Nolan (Nathan Fillion) tem 45 anos e vive em um final de ciclo caótico de sua vida, o divórcio, filho na faculdade e sua empresa que foi à falência. Certa vez ele está em um banco e presencia um assalto, uma experiência traumática mas um brilho para mudança em sua vida. Sem muitas dúvidas, Nolan decide se tornar um policial na cidade de Los Angeles para fazer a diferença.
Leia mais: Jack Ryan – 2ª Temporada (2019) | A ação sem brilho e identidade
Mas fazer a diferença não seria tão simples, né? Ele e seus dois amigos novatos, Jackson West (Titus Makin Jr.) e Lucy Chen (Melissa O’Neil) ainda vão passar por um rigoroso treino com mentores nada amigáveis. Os policiais veteranos Tim Bradford (Eric Winter), Talia Bishop (Afton Williamson) e Angela Lopez (Alyssa Diaz) testaram os novatos ao máximo para demonstrar que seguir o caminho da lei não simples.

A série acerta em abordar as experiências em contraponto com tramas pessoais tanto dos novatos quanto dos mentores. Essa narrativa é construída em cada chamada resolvida e como cada um encara as situações, não é a toa que todo personagem recebe atenção apesar de Nolan ser o principal. Este que é o mais cobrado por sua idade avançada que não significada para ninguém razão de sua experiência e acerto nessa profissão.
O dinamismo é apresentado por uma câmera que traz o ponto de vista dos policiais, gerando um ar de realidade e amadorismo ao mesmo tempo. Além disso, há tensão, suspiros e bons resultados para a trama em também expressar isso algumas vezes com um bom humor no desfecho de cada situação.

Nathan Fillion vive uma pessoa em novo patamar da vida, ainda mais que traz uma vivência de “Castle”, mas sem muitas semelhanças. Apesar dele ser o foco da série, o vasto elenco de bons atores como o de Eric Winter e Afton Williamson, entram para o time de boas atuações da primeira temporada de “The Rookie”.
Leia mais: Cara x Cara | A guerra da melhor versão do ‘Eu’
Os roteiristas tiveram não só a preocupação em apresentar um novo mundo para novatos na policial, como também a instituição recheada de corruptos, além de mostrar como a própria muitas vezes passa por cima dos cidadãos em situações que envolvem poderes maiores do governo. A própria cidade de Los Angeles apenas cresce no decorrer da temporada com novos pontos turísticos e suas complicações, mas no fim cada episódio tudo termina um ar de esperança.

Não espere por uma narrativa sólida e profunda, “The Rookie” apresenta uma série policial que vive por meio de bons personagens e seus dramas e os conflitos que enfrentam dentro da corporação. Toda essa construção se torna interessante e gostosa de assistir te prendendo até o desfecho de cada caso.
“The Rookie” é uma série do canal Universal e pode ser assistida no GloboPlay.
Comentários
Loading…