Com o recente romance entre Superman e Mulher-Maravilha nos quadrinhos e a chegada da mesma no Universo Cinematográfico da DC, surgiram algumas críticas e ideias errôneas sobre Lois Lane e sua importância na história do Homem de Aço. Para esclarecer as coisas, resolvi criar esta matéria, que será uma mistura de “Origens e Evoluções” com uma explicação sobre sua relevância nos quadrinhos da DC Comics.
Lois Lane foi criada por Jerry Siegel e Joe Shuster, aparecendo pela primeira vez em Action Comics #1 – a primeira aparição do Superman. A personagem foi designada para ser o interesse amoroso de Superman e a colega de Clark Kent. Sua aparência física original foi baseada em Joanne Carter, uma modelo contratada por Siegel e Shuster. Já sua personalidade teve outras influências, como Torchy Blane, uma repórter famosa de filmes dos anos 30 e Nellie Bly, uma das primeiras jornalistas mulheres da história. Seu nome foi inspirado pelo nome da atriz Lola Lane.

Ao longo de sua existência, Lois Lane sempre foi a confiante companheira de Superman e de Clark Kent. Alguns aspectos de sua personalidade têm variado ao longo dos anos, mas na maioria das suas descrições, ela é retratada como uma pessoa de personalidade forte e bastante determinada.

Lois é filha do general Sam Lane e passou a infância vivendo entre vários locais, mudando-se constantemente de acordo com a convocação do pai para bases dos EUA ao redor do mundo. Sua mãe, Ellen, faleceu quando ela tinha quatro anos e Lois virou a responsável por criar a irmã, Lucy. Além da beleza e da inteligência, ela possui treinamento de combate corpo-a-corpo – sendo hábil em judô e karatê – e é uma ótima investigadora.
Após chegar à idade adulta, Lois conseguiu um emprego como repórter no jornal “Planeta Diário”. Com o passar dos anos, ela se tornou uma repórter conhecida e respeitada, ganhando vários prêmios. Isso antes de se aproximar do Superman.
Seu trabalho tornou-se intrinsecamente ligado ao Superman após ele se tornar uma das maiores histórias de sua carreira. Tudo começou quando ela foi convidada para subir a bordo de um ônibus espacial experimental, que deveria pousar no aeroporto de Metrópolis. O veículo ficou fora de controle e um acidente estava à beira de acontecer quando Superman salvou o dia. Devido à sua proximidade com o acidente, Lois foi quem assinou a cobertura da história pelo Planeta Diário. Foi ela quem batizou o herói com o nome de “Superman”.
A IMPORTÂNCIA DE LOIS LANE NA HISTÓRIA E NA VIDA DO SUPERMAN
Lois Lane é muito mais do que um simples interesse amoroso e/ou colega de trabalho de Clark Kent e seu alter-ego. Durante a infância, Clark foi educado e guiado pelos pais, humanos humildes e bondosos. Ao chegar à idade adulta, é em Lois que ele encontra a representação das crenças nas quais foi criado. Por mais corrupta e violenta que Metrópolis pudesse ser, a repórter mostra para Clark que os Kent não estavam errados e que existem seres humanos que lutam pelo que é certo. Lois não está constantemente em perigo porque sabe que Superman vai salvá-la; ela faz isso porque está disposta a morrer pela verdade.
Ela é um ícone feminista, tendo voz e independência em um mundo de homens sem sacrificar sua integridade. Enquanto Superman é o arquétipo perfeito do super-herói ideal – um ser com enorme poder trabalhando de forma altruísta pelos fracos e oprimidos – o papel de Lois é mais mutável e ambíguo ao longo dos anos. Ela representa o idealismo humano e o heroísmo diário.
“Jonathan e Marta Kent criaram um bebê alienígena e o ensinaram ser um bom garoto. Ele então cresceu e decidiu se tornar um herói. Mas ao se tornar herói, ele cruzou o caminho de Lois Lane, que o batizou de ‘Superman’. Ela criou o conceito, o definiu e criou o molde no qual ele deveria se encaixar. Ela traduziu as expectativas da humanidade por um salvador que estivesse a serviço do bem, desse bons exemplos e não tirasse proveito disso. Na necessidade de corresponder todas as suas exigências ele se superou e tornou-se maior e melhor do que antes. E ele sabe disso. Ela é quem faz dele ‘O Superman’.”

Lois é o elo de ligação entre Superman e o leitor, e a humanidade como um todo. Ela o humaniza e o ajuda a ser confiante, inteligente, forte e bom, apesar das adversidades que ele tem que enfrentar em seu dia-a-dia de super-herói. Ela também é um exemplo de como os seres humanos podem se sobressair naquilo que fazem, sendo uma grande repórter – uma das melhores e mais respeitadas quando Superman a conhece. Lois também é a alma gêmea de Clark, ligada romântica e espiritualmente com ele, de uma forma que o deixa mais próximo à humanidade.
Lois não é nenhuma donzela em perigo e tampouco o “ponto fraco” de Superman. Ela é sua força. Ela é uma pessoa admirada pelo homem de aço porque luta contra a injustiça e enfrenta o perigo – mesmo sem poderes – o que faz dela sua inspiração. O heroísmo de Lois Lane é o que conduz a história do Superman.

Sem ela as coisas ficariam extremamente fora de controle, como qualquer um de nós pode testemunhar em “Injustiça: Deuses Entre Nós”.
Veja também: Origens e Evoluções | Harley Quinn
Comentários
Loading…