A segunda parte da série sobre HQs Nacionais do PL chegou! Agora falaremos de “Webcomics” ou “Web HQs”, que são quadrinhos cuja publicação é veiculada exclusivamente pela internet. Este meio de publicação é muito interessante e acessível para os autores, já que os custos são bem menores e a divulgação é mais fácil. Algumas destas HQs chegam até a ganhar suas versões impressas, graças ao apoio do público. Geralmente usando sites de financiamento coletivo, tais como o Catarse, pois estas plataformas permitem que você apresenta uma ideia e peça ajuda financeira para que o projeto aconteça).
Antes de ler esta matéria, confira a primeira parte da série: HQs nacionais – parte 1 | Graphic MSP – A turma da Mônica em Graphic Novels
Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem
Autor: Samuel Fonseca
Essa HQ é muito especial! Seu traço, o visual retrô – como se tudo fosse envelhecido, enferrujado, sombrio – além da música.
Sim, música! Há trilhas para escutar enquanto lê e trilhas estratégicas, colocadas no momento certo e criadas pelo próprio autor. A leitura conta, ainda, com alguns gifs. Vamos à história:
Tudo começa em uma noite normal com Piet Petersen, um designer gráfico aparentemente comum, com qualidades e defeitos como qualquer ser humano. Porém, certo dia, ele encontra um desenho no chão, um desenho, digamos… Suspeito.
E é então que muito mistério, suspense e bizarrices começam a acontecer! Coisas que, de alguma maneira, sempre possuem alguma ligação com Piet – seja uma frase que ele falou, um desenho de infância ou seus desejos malditos. Por que essas coisas acontecem? E por que Piet está sempre relacionado a elas?
Piet é um personagem que critica a nova geração de sub-celebridades, redes sociais e as tentativas do ser humano de se auto afirmar. Ele vê tudo como uma grande hipocrisia, mas ao mesmo tempo, é como se fosse preso ao passado. Os mistérios, o carisma, a arte e tudo mais envolverão você profundamente nessa HQ.
Leia aqui: Eventos intrigantes da era da ferrugem
Beladona
Autores: Ana Recalde e Denis Mello
Samantha tem pesadelos – terríveis pesadelos. Tão terríveis que parecem reais e acabam refletindo em sua vida desperta. Ela os tem desde os 7 anos de idade e a verdade é que esses pesadelos não são meros sonhos, há muito mais a se descobrir.
A arte é bizarra (no bom sentido), pois combina perfeitamente com o clima do roteiro que é muito bem construído. Um mix de depressão, terror psicológico, horror, e até uma pitada de aventura. A história prende a atenção facilmente, principalmente quem gosta de histórias assustadoras, envolventes e com boas referências.
Leia aqui: Beladona
Visualizando Citações
Autora: Milena Larissa Varella de Azevedo
Trata-se de um hábito da autora que foi transformado em arte: anotar suas citações favoritas (cujas anotações estavam em agendas). Buscando adaptar esses trechos literários em um novo contexto, surgiram essas tirinhas incríveis e essa HQ formidável.
As citações são o ponto de partida das histórias, que acabam não seguindo necessariamente o contexto original – é como se a autora completasse a poesia. Cada arte é desenhada por um artista diferente e, em 2013, o projeto foi indicado na categoria “Web Quadrinhos” do troféu HQ Mix (O prêmio mais importante dos quadrinhos nacionais).
Leia aqui: Visualizando citações
Terapia
Autores: Rob Gordon, Marina Kurcis e Mario Cau.
O protagonista desta história sente uma tristeza tão angustiante que sufoca, e o leva para a terapia. Ele não sabe o porquê de tanta tristeza, afinal, tem amigos, família, emprego, namorada… o que há de errado? Essa é uma pergunta cada vez mais comum nos dias de hoje, não é?
Seu refúgio é a música, em particular do gênero blues, pois representa para ele um mundo onde pode se sentir confortável e ser ele mesmo sem nenhuma pressão, julgamento ou expectativas. Um mundo livre. Fora do blues, ele sente um vazio tão grande que o sufoca, como se este vazio lhe tomasse o ar.
O roteiro é espetacular, os quadros e os textos combinam de forma perfeita. Ao passo em que o protagonista explica como se sente, a página faz com que o leitor absorva esse sentimento como um devaneio ilustrado.
Considero esta HQ como uma leitura obrigatória, ainda mais para pessoas que passaram ou passam por alguma crise, pois sim, você pode encontrar algumas respostas aqui e é claro, descobrir que não está sozinho.
Leia aqui: Terapia
Vidas Imperfeitas
Autora: Mary Cagnin
Vidas Imperfeitas tem como foco Juno Omura, uma garota forte, que não leva desaforo para casa e chega a ser até mesmo violenta. Ela sabe muito bem como cuidar de si mesma e pode ser bem divertida, principalmente quando bêbada, mas esconde uma tristeza profunda.
O interessante aqui é observar a evolução da autora, pois esta HQ foi uma escola para ela. O roteiro e a arte, que começam bem simples, vão se desenvolvendo e se tornando mais profundos a cada edição.
É uma HQ mais voltada para o romance, mas tem seu lado cômico e com peso emocional, afinal, não se chama “vida” se for “perfeita”. A HQM editora publica a história há algum tempo.
Leia aqui: Vidas Imperfeitas
Born Cartolla
Autor: Levi Tonin
Esta HQ se passa em um universo fantástico e tem como foco a viajante Galla Della Cartola. Viajantes são pessoas extremamente ligadas à natureza e que conseguem usar magia. Elas não tem moradia e vivem nas trilhas de todo o mundo, com a missão de cuidar de casos que a natureza não consegue.
Uma ideia muito interessante aqui é o uso de chapéus, cada viajante tem um ao qual se pode guardar um mundo próprio, é tambem o artefato principal para magias, ou melhor, feitos.
A HQ é preta e branca, com cores quando necessário (um exemplo disso é Terry, o acompanhante de Galla, que não tem olhos mas enxerga por meio de um feito, um desenho onde estariam seus olhos feito com sangue, este sangue é vermelho).
É uma HQ no estilo mangá bem aventuresca e criativa, com certeza vale a pena conferir, pois tem momentos realmente épicos e um traço muito interessante.
Leia aqui: Born Cartolla
Feliz aniversario, minha amada
Autor: Brão Barbosa
Até onde você iria para ficar com a pessoa amada? Bem, essa pergunta pode parecer clichê, mas a verdade é que essa história não é nenhum pouquinho assim, na verdade, é uma história chocante, bem chocante.
Como é uma HQ de volume único, não falarei muito sobre a história, afinal, você com certeza não vai querer spoilers, o que posso contar é sobre os personagens, primeiro, Benicio, o personagem principal, herdeiro de uma família rica, Hortência, filha da empregada ao qual Benicio se apaixona quando ainda é jovem e Venceslau, amante de Hortência ao qual planeja com ela um golpe do baú.
Benicio, mesmo sabendo que está sendo enganado, se deixa levar e vive este sonho mesmo que seja algo falso. E então ele cria um plano.
Leia aqui: Feliz aniversário, minha amada.
Quad
Autores: Diego Sanches, Aluisio C. Santos, Eduardo Ferigato e Eduardo Schaal
Quad é um universo pós-apocalíptico de ficção cientifica, com robôs, maquinas e ruínas. Este mundo foi criado por quatro ilustradores e cada um deles criam suas histórias dentro do mesmo.
Quad tem uma classe, digamos assim, que faz com que você queira sempre acompanhar. As histórias são curtas, mas por se passar no mesmo mundo podem se conectar. São histórias surpreendentes, com muita criatividade e um futuro ao longe.
Quad possui dois volumes impressos ao qual você pode comprar no site, algumas Webcomics você pode ler de graça no site e ainda os volumes para serem adquiridos em formato digital por um preço simbólico.
Leia aqui: Quad
Gnut
Autor: Paulo Crumbim
Gnut é uma HQ confusa, bem confusa, mas esse é exatamente o ponto forte dela que é totalmente interpretativa. O autor não te dá nada de mão beijada, mas esconde toda uma filosofia em quadrinhos psicodélicos e malucos. Algumas páginas são Gifs, o que deixa tudo mais maluco neste universo de seres estranhos. Alem da música, é claro.
É uma HQ com uma arte espetacular, um sentido único, não posso dar uma sinopse pois se a der iria contar apenas a minha interpretação. Para se ter uma ideia, imagine que você está em um país estrangeiro e todas as pessoas ao seu redor falam uma língua que você não entende e você tem que entender afinal o que está acontecendo e, é tudo bem esquisito onde você deve seguir as entrelinhas e semióticas.
A HQ ganhou um formato impresso, mas neste formato a história toma um rumo totalmente diferente! E ainda ganhou um jogo.
Leia aqui: Gnut
Bear
Autora: Bianca Pinheiro
Uma garotinha se perde dos pais, então entra em uma caverna e pede ajuda a um urso e o melhor: Ele resolve ajudar.
O clima desta HQ é toda engraçadinha e bonitinha, a interação do urso com a garotinha é genial. É uma HQ deveras criativa, que te surpreende muitas vezes com a cara de pau quebra da 4° parede, o que torna tudo bem engraçado. Ah sim, ela foi publicada pela Nemo em 2 capítulos.
Leia aqui: Bear
Nem morto
Autores: Bart Rabelo e Leo Finocchi
O que acontece quando alguém morre, ressuscita como um zumbi e resolve voltar a sua vida normalmente como se nada tivesse acontecido?
Essa é a premissa de Nem morto. É uma HQ com traços caricatos, humor negro na medida certa, bebedeira, absurdos e claro, cultura pop. É uma HQ muito divertida, com referencias por todo o lado, como por exemplo, o filme “Se beber não case”. Há no momento três volumes impressos.
Leia aqui: Nem morto
Combo Rangers
Autor: Fabio Yabu
Essa é um pouco mais famosa e dos tempos da internet discada. É bem provável que você se lembre dela por conta do UOL.
Seguindo o estilo mangá, Combo Rangers começou como uma parodia dos Super Sentais (Changeman, Power Rangers, você sabe, aquelas series feitas de monstros, cores, faíscas e boas lembranças).
É uma HQ cômica de ação non sense. Já ganhou versões impressas pela JBC e pela Panini e, é uma HQ feita para descontrair mesmo.
Leia aqui: Combo Rangers
Red Door
Autores: Daniel Porto, Bruno (Mutt) Arruda e Rafael Oliveira
Este é um projeto todo especial, que funciona de uma forma bem dinâmica e, é exatamente por isso que é tão interessante.
Funciona assim: toda terça feira um participante publica uma página, a partir daí, cabe a outro participante continuar a história na próxima terça, com a sua página. A ideia aqui é: Como o próximo participante vai continuar isto? E isso faz com que muitas coisas inimagináveis possam acontecer.
Por conta desta peculiaridade, tudo é mutável, desde o roteiro até a arte final o que deixa tudo incrível. Aliás, é um projeto sensacional que está na mão de artistas talentosos. Um projeto ao qual vale a pena sempre acompanhar, e que também tem versões impressas.
Leia aqui: Red Door
Tools challenge
Autor: Max Andrade
Aqui temos uma história em estilo mangá cheio de batalhas, Shonen (voltado para o público jovem), com uma ideia central bem criativa e um bom desenvolvimento. Bem, basicamente a história se passa em um mundo assim como o nosso, com a peculiaridade de que cada pessoa ao nascer, nasce com uma ferramenta, e entre estas ferramentas, algumas são consideradas serie ouro.
As serie ouro são ferramentas muito raras, aos quais possuem uma ligação forte com o dono original e se os dois ficarem separados por muito tempo o dono morre.
O protagonista Raion teve sua serie ouro roubada quando ainda era bebê e soube desde pequeno que estava fadado à morte. Um dia ele vê um vídeo, uma chamada para um torneio ilegal, o Tools Chalenge, neste evento são aceitos apenas participantes que possuam uma serie ouro. No meio deste vídeo ele encontra a sua ferramenta com o vencedor do ano passado e a partir daí resolve entrar no torneio para tomar o que é seu por direito. Esta é sua única chance de sobreviver. É mais do que pancadaria, é uma luta pela vida. A HQ possui dois volumes impressos.
Leia aqui: Tools challenge
Last RPG Fantasy
Autores: Kendy Saito, Marcel Keiichi, Yoshi Itice
Esta HQ é muito interessante, pois ela é um RPG jogavel!
Aqui temos duas versões, a impressa e a webcomic. A webcomic funciona assim: É publicada uma página e então o autor pergunta e agora? E isso se torna responsabilidade dos leitores, que continuam a história nos comentários ao qual se torna página na semana que vem.
Na versão impressa é dada ao fim da página opções a serem seguidas com as páginas correspondentes, por exemplo, se você escolher a primeira alternativa, ela vai te mandar para a página 27 e a partir dela continuar sucessivamente.
É uma HQ no melhor estilo RPG medieval, com tudo o que se tem direito, armas, monstros, magia, enfim. Com certeza vale bem a pena ler/adquirir.
Leia aqui: Last RPG Fantasy
Batsuman
Autor: Yoshi Itice
Batsuman é uma paródia com o personagem Batman da DC Comics e todo o seu universo, neste caso em questão, temos um Batman totalmente as avessas (Batsu significa: “errado” em japonês) e muito engraçado.
Tire todo o heroísmo, adicione arrogância, um pouco de limão, dinheiro, mulheres, iates, o politicamente incorreto e uma bela ressaca de quem tem uma vida boa, mas que por algum motivo qualquer gosta de se vestir de morcego e bater em todo mundo tentando fazer alguma justiça sem nem saber o que esta fazendo. Eis Batsuman.
Leia aqui: Batsuman
O Inefável Máscara de ferro
Autor: Bernardo Aurélio
Sangue, violência, politicamente incorreto e um cara maluco com uma máscara de solda na cara que diz ser um herói. Estes são os princípios do Máscara de ferro, um “herói” onde é absurdo ser herói. Ele segue essa vida simplesmente por ser divertido e, em sua realidade é. Pois com certeza é muito divertido decepar a cabeça de um zumbi e chutar pro alto. Os traços são bem profissionais, as histórias são bem criativas, malucas e algumas até quebram a 4° parede.
A HQ lembra em vários momentos alguns anti-heróis famosos, como o Lobo, Deadpool e até mesmo Rorschach. A versão impressa conta a origem do Máscara de ferro, esta por sua vez é mais seria.
Leia aqui: O Inefável Máscara de ferro
Nova Hélade
Autores: Cadu Simões, Juliano Oliveira e Angelo Ron
Misturando mitologia grega com um futuro Cyber punk, temos aqui uma Atenas com titãs, deuses, semideuses, criaturas mitológicas, carros, armas futuristas, espaçonaves, computadores e o que mais puder imaginar. Esta mistura é muito interessante.
Aqui, toda a mitologia é revisitada de um jeito especial, com uma nova roupagem e visual de um jeito mais aventuresco e contemporâneo, mas procurando sempre manter o cânone.
Leia aqui: Nova Hélade
Demetrius Dante – O detetive do absurdo
Autor: Will Sideralman
Com um traço caricato e um clima um pouco Noir, Demetrius Dante conta as investigações do protagonista homônimo, conhecido por investigar casos ligados ao absurdo, ao sobrenatural. Ele transita entre o real e o imaginário sem perder a linha, é uma HQ muito gostosa de ler e com uma narrativa bem interessante, contada em primeira pessoa que deixa a história mais pessoal.
Isso faz com que o leitor de alguma maneira se torne amigo do personagem, este que faz o tipo detetive de filme antigo ou que pode até lembrar alguns desenhos animados antigos.
Leia aqui: Demetrius Dante – O detetive do absurdo
Valkiria
Autores: Alex Mir e Alex Genaro
Valkiria é uma mulher imponente, guerreira e forte. Ela vive em um mundo pós apocalíptico com pitadas de pré historia. Um mundo com leis primitivas, escravidão e tudo de pior que há no ser humano. Um mundo que impera a lei do mais forte.
Protetora especialmente de mulheres, ela não suporta injustiças, é honrada e vive suas aventuras sem perder a pose. Aventuras rodeadas de mitologia, ficção cientifica e humanos desprezíveis.
Leia aqui: Valkiria
Revolta
Autor: André Caliman
Revolta conta a história de um grupo de amigos que após um fato que os engatilha, decidem fazer justiça com as próprias mãos contra os políticos corruptos que tanto permeiam nossa sociedade. É uma HQ que se passa em Curitiba com varias referencias do mundo real e personagens bem humanos, isto é, com defeitos e até tão corruptos quanto, e que vão se afundando cada vez mais nesse esquema terrorista.
Outro fato interessante é como eles, ao fazer algo, movimentam o desejo da população por justiça, é quando o reclamar já não basta. Outra coisa interessante é o uso de Flashbacks, pois mostra o quanto a situação vai mudando os personagens e tudo a sua volta. A HQ também ganhou uma versão impressa.
Leia aqui: Revolta
Judite
Autora: Raquel Vitorelo
Judite é um dos livros da bíblia católica, deuterocanônico, isto é, não reconhecido pelos judeus e protestantes. É um livro um tanto quanto feminista e conta a história de Judite, que com a ajuda da sua serva vinga seu povo a sangue frio.
A autora propõe por meio das ilustrações contar a história como uma ficção cientifica intergalática e o mais interessante: utilizando recortes do livro. Dando assim um novo ambiente para o que já existe, reimaginando sem tirar nada apenas deixando ainda mais interessante.
Leia aqui: Judite
Ledd
Autores: J. M. Trevisan e Lobo Borges
Com um traço em mangá, Ledd se passa em um mundo mágico e medieval, com seres fantásticos e magia. Segue a vida de três personagens: Ledd, um garoto que só consegue lembrar o nome, tem um poder misterioso e está em busca de respostas. Ripp, um mago que precisa de cabelo para conjurar magia e Drikka, filha de um dragão fêmea com um caçador de dragões.
O traço é em mangá muito bem feito, a mitologia por trás da história é rica, momentos marcantes, sacadas brasileiras que deixa tudo mais intimo e a cara de RPG é o que faz Ledd ser tão interessante. Ganhou também versão impressa pela Jambô, mesma editora de Holly Avenger.
Leia aqui: Ledd
Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo
Autor Pedro Fanz
Um caos poético, uma verdadeira confusão na sua mente sobre assuntos que permeiam nossa sociedade. Um caos que te deixa a vontade, com desenhos ótimos, textos muito bons e 3 edições cada uma com seu toque especial.
Anarquista e perfeito para os tempos de primeiros manifestos, Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo tem um toque de urbanismo, outro de surrealismo e mais outro de drama. Onde uma droga faz voar, onde as pessoas estão muito cansadas para continuar com a cabeça abaixada e, onde todo o anarquismo é bem vindo. E neste mundo a multidão pode se tornar forte e a luta por ideais ultrapassa a dor física.
No primeiro volume, temos uma HQ em preto e branco (mais preto do que branco) onde o foco gira em torno de uma bomba em um prédio governamental e Jollyroger, o acusado por colocá-la. O que acontece é que ninguém sabe quem é Jollyroger pode ser qualquer um e essa dúvida faz com que o medo tome conta. Ou até mesmo, a revolução.
No segundo volume temos basicamente ilustração e texto, textos do autor, para ajudar a contar a história e trechos de variadas obras que falam sobre o caos, o anarquismo e a luta. O terceiro e ultimo volume tem todo um tom grafitado e surreal e mostra principalmente a manifestação. A HQ também foi impressa pela editora Peleja
Leia aqui: Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo
E essa foi mais uma parte da lista de HQs nacionais. Espero que tenham gostado e se você conhecr mais alguma HQ que não está nesta lista conte para nós nos comentários.
Veja também: Guia prático para começar a ler e comprar HQs
Comentários
Loading…