Aprender outro idioma pode parecer algo muito complicado para algumas pessoas, enquanto para outras é algo natural e simples, assim como escovar os dentes e pentear o cabelo. Uma imersão na língua em outro país pode ser inviável para alguns, mas e se essa imersão acontecer no videogame? O caráter lúdico do jogo ajuda no aprendizado, que acontece de forma orgânica, sem pressão.
Claro que, para aprender inglês, por exemplo, é preciso estudar também as regras da língua, por isso é sempre recomendado que se busque aulas de idioma. Mas, para aprimorar e enriquecer o vocabulário, o jogo pode ser uma ferramenta muito útil para trazer afinidade com a língua estrangeira.
Sem fronteiras
Os games são atualmente uma importante ferramenta de quebra de barreiras e globalização, pois é possível jogar com qualquer pessoa do mundo, a qualquer hora. A maioria dos jogos tem traduções, mas muitos deles só existem em suas linguagens originais, o que deixa essa história de aprender línguas estrangeiras com o videogame muito mais divertida. O aprendizado acontece de forma descontraída, por associação e repetição, em situações semelhantes ao cotidiano, como se o estudante estivesse mesmo em uma imersão.
A dica para aprender novos idiomas com ajuda dos games é ir aumentando o grau de complexidade aos poucos. Iniciar utilizando a legenda e, à medida que for se familiarizando com o vocabulário, tirar a legenda do jogo e utilizar na sua língua original. Outra opção interessante é começar com games com poucos diálogos, como “Resident Evil” e “League of Legends”, e depois evoluir para níveis mais intermediários como “Skyrim” e “Mass Effect”. Para níveis mais avançados, a indicação são os complexos games de RPG, como “Final Fantasy”.
Uma aventura em japonês
Os envolventes enredos dos games japoneses são uma excelente oportunidade para aprender a língua japonesa e a cultura nipônica de forma natural e divertida. Os jogos de RPG são verdadeiras aulas de japonês, que fluem de forma natural, e você poderá aumentar o grau de complexidade aos poucos. Para quem está iniciando, o game “Learn Japanese To Survive” é ideal, pois começa por um alfabeto de cada vez e ajuda o gamer a entender aos poucos o idioma, com leitura, pronúncia e escrita, além de regras gramaticais, frases, números e objetos.
- Sweet Tooth | Os paralelos entre a série, quadrinhos e vida
- Stray | A diversão de estar na pele de um gatinho é maravilhosa
As repetições dos jogos e o sistema de batalhas ajudam muito na memorização, pois, quanto mais o gamer encontrar inimigos nas batalhas, maior será a repetição das letras e melhor será a memorização.
Os videogames vão muito além de mera distração, pois o foco do jogador em passar de fase faz com que assimile informações sem grande dificuldade e consiga aprender de forma mais dinâmica. Por isso, são excelentes ferramentas para sedimentar o conteúdo estudado nas aulas fora dos games. Para evitar frustrações, é importante respeitar o seu nível de conhecimento e ir aos poucos se aventurando no aprendizado.
Comentários
Loading…