A gigante no mundo dos games Rockstar completa 28 anos de existência em 2022. O estúdio, fundado em New York (EUA), no ano de 1994, ainda com o nome de BMG Interactive e que mais tarde trocou o nome para Rockstar, é um dos mais importantes para a história dos videogames, e possui um local especial no coração de todo gamer.
O grande diferencial do estúdio não foi criar franquias memoráveis e jogos superavançados para a época, e sim redefinir o gênero de games de mundo aberto e trazer a atividade de jogar videogame mais próxima para o público adulto.
Veja alguns dos jogos mais emblemáticos do estúdio ao longo de toda sua trajetória.
Grand Theft Auto
Não tem como falar de Rockstar sem mencionar o tão querido “GTA”. O nome da série é um termo utilizado pela polícia dos Estados Unidos para identificar roubos de veículos, e sua tradução livre seria algo como Roubo Qualificado de Automóveis. O primeiro jogo da franquia foi também o primeiro game do estúdio, lançado em 1998 para PlayStation 1.
No título, o jogador incorpora um criminoso, e o enredo gira em torno da vida desse personagem e de sua gangue, através de missões de roubos de veículos, dinheiro, drogas e até prostituição, sempre recheado com muita violência. O recebimento pelo público foi misto, sendo muito criticado pelos palavrões e pela violência explícita. Mas isso não abalou o estúdio, que, em 1999, lança o segundo título, “GTA 2”, já com gráficos melhores e uma história mais envolvente.
Os próximos títulos só aumentaram a fama do estúdio, até culminar no famoso “GTA: San Andreas”, em 2004; o quinto título da franquia se tornou o jogo mais vendido do ano, e durante um bom tempo foi o game mais conhecido da história. Em 2013, a proeza foi repetida com o lançamento de “GTA V”, o primeiro game da franquia com 3 personagens principais – o jogador vai alternando entre eles durante o decorrer da história que envolve os criminosos.
A revolução gerada pela franquia “GTA” é a possibilidade de cumprir missões para o progresso da história de forma não linear, além de participar de missões secundárias ao explorar o mapa de mundo aberto. Em todos os games, cada cidade é inspirada em localidades reais, como New York e Los Angeles.
- Lista completa das animações da DC Comics
- Jogo do Hugo | Conheça como era o primeiro game interativo da TV
Red Dead Redemption
Fugindo da tradição de jogos de mundo aberto, a Rockstar lança em 2004 o primeiro jogo da franquia “Red Dead”, o chamado “Red Dead Revolver”, na qual o jogador controla Red Harlow no Velho Oeste americano, em 1880, atrás de vingança pela morte de seus pais; a recepção foi mista, com muitos críticos alegando que se o jogo fosse em mundo aberto as possibilidades seriam infinitas.
Já em 2010, a pedido da crítica, a Rockstar lança seu sucessor, “Red Dead Redemption” (este já projetado para mundo aberto e missões não lineares). Ambientado no oeste ficcional dos Estados Unidos, em 1911, durante os últimos anos e declínio da era do Velho Oeste, o jogo acompanha a história de John Marston, um antigo fora da lei que fora traído pela sua gangue, que fez com que sua esposa e seu filho sejam tomados como reféns pelo governo; em troca da liberdade de sua família, o personagem é forçado a trabalhar como um pistoleiro contratado, mas secretamente ele planeja sua vingança, e parte em uma jornada para levar seus companheiros de gangue à justiça.
Seu sucessor, “Red Dead Redemption 2”, lançado em 2018, se passa alguns anos antes, em 1899, no mesmo local. O jogador incorpora Arthur Morgan, um fora da lei que precisa lidar com o declínio do Velho Oeste e sobreviver a todo custo à pressão da sociedade, perseguição do governo e gangues rivais. Seu lançamento foi estrondoso: 48 horas após ser divulgado, apenas nos Estados Unidos já tinha arrecadado 725 milhões de dólares.
A crítica foi extremamente positiva, com muitos elogios pela história, personagens cativantes e atenção aos detalhes. Para completar o jogo, sem fazer as missões secundárias, é preciso pelo menos 60 horas. Milhões de jogadores ficaram grudados em uma cadeira gamer para desvendar o final do jogo, que muitos alegam ser digno de aplausos, tal qual um grande filme de cinema.
Comentários
Loading…