Com milhões de usuários ativos por mês, o “Roblox” passou de mero jogo para um dos principais ambientes digitais para crianças ao redor do mundo, dividindo espaço com outro gigante, o “Minecraft”. Juntas, as plataformas representam mais de 40% dos usuários jovens no mundo.
No entanto, essa popularidade também atrai a atenção de cibercriminosos, que disfarçam malware como modificações (mods), truques ou geradores gratuitos de moeda virtual. De acordo com a Kaspersky, o número de jovens jogadores vítimas de ataques cibernéticos em jogos online aumentou 30% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

As principais ameaças identificadas pela empresa de cibersegurança
Malwares disfarçados de modificações do jogo, truques ou geradores gratuitos de moeda virtual. Em 2024, a Kaspersky identificou 1.612.921 ataques vinculados a arquivos falsos do “Roblox”, com agosto registrando o maior número de tentativas (179.286), seguido por setembro (160.116) e outubro (151.638).
Golpes envolvendo moedas virtuais gratuitas. Um site malicioso (como na imagem abaixo) imita o design oficial do “Roblox” a fim de parecer legítimo, incentivando os usuários a inserirem suas senhas em troca de “Robux gratuitos”. Esse tipo de golpe é uma das táticas mais comuns, enganando as vítimas com a promessa de recompensas, muitas vezes resultando no roubo de credenciais ou dinheiro.

Ataques direcionados a conteúdos de entretenimento. Uma análise da Kaspersky também identificou um padrão de “pico duplo” na atividade criminosa relacionada a lançamentos de entretenimento, como estreias de filmes e videogames. Normalmente, os cibercriminosos agem antes e durante o lançamento, aproveitando o entusiasmo dos usuários para explorar a situação.
“À medida que o panorama do entretenimento evolui, os cibercriminosos ajustam suas táticas. Com o aumento dos lançamentos simultâneos e plataformas que integram múltiplos formatos, proliferam fraudes que exploram diferentes pontos de contato na experiência do usuário. Assim, é possível observar estelionatos que vão desde acessos antecipados falsos e assinaturas fraudulentas até a venda de moedas virtuais inexistentes e links maliciosos que prometem benefícios, mas acabam roubando credenciais”, Leandro Cuozzo, analista de Segurança no Time Global de Pesquisa e Análise para a América Latina na Kaspersky.
‘Elden Ring’ foi game usado mais vendido por meio da OLX em 2024
Dicas para manter a segurança das crianças na internet, segundo a Kaspersky
Manter-se informado sobre as ameaças mais recentes e monitorar ativamente as atividades online de crianças e jovens a fim de criar um ambiente digital mais seguro.
Investir numa comunicação clara com s crianças sobre os riscos da internet e estabelecer regras rígidas para garantir a segurança.
Ajudar o jovem a escolher uma senha única e lembrá-lo de alterá-la periodicamente.
Definir regras claras sobre o que podem ou não fazer online, explicando os motivos por trás dessas regras e revisando-as à medida que crescem.
Usar aplicativos de controle parental para garantir a segurança as crianças em ambientes digitais e físicos, bloqueando conteúdos inadequados, equilibrando o tempo de tela e monitorando sua localização.
Falar sobre a importância da cibersegurança com as crianças por meio de recursos educativos, como o Alfabeto da cibersegurança da Kaspersky, livro que aborda as novas tecnologias, higiene digital, prevenção de ameaças online e reconhecimento de fraudes. Baixe gratuitamente em PDF aqui.
Instalar uma solução de segurança confiável nos dispositivos das crianças que bloqueiem o download de malwares durante suas sessões de jogo.
Comentários
Loading…