Você pode até não reconhecer o rosto de James Earl Jones, mas com certeza conhece a voz dele. É esse ator e dublador de 83 anos que dá voz a Darth Vader na franquia Star Wars e a Mufasa, pai de Simba em O Rei Leão.
Como ator e como pessoa, ele merece todas as premiações possíveis, porque já superou muitos obstáculos na vida. Quando criança, começou a ter aulas de atuação para curar sua gagueira (sim, o Darth Vader era gago), foi o primeiro afro-descendente a interpretar o presidente dos EUA (no telefilme The Man, de 1972), passou mais de cinco décadas como “um dos atores mais ilustres e versáteis da América” e tem sido chamado de “um dos maiores atores da história americana”. Não foi por acaso que ele foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para receber um Oscar Honorário, em 2011, pelo “conjunto da obra”.
Além de tudo, vai rolar mais um acontecimento marcante na vida de James Earl Jones: ele vai ser o primeiro a receber o recém-criado prêmio “Voice Icon Award“. Essa primeira cerimônia dará início a um evento anual chamado Voice Arts Awards criado pela Sociedade de Artes e Ciências da Voz, que homenageará as melhores vozes da televisão, cinema, video games, comerciais, audiobooks e etc. É uma premiação inédita, mas necessária, já que o cinema não é mudo há muito tempo e se não fossem as vozes incríveis como a de James Earl Jones, o que seria do cinema?
No vídeo abaixo dá pra sentir muito bem a diferença que uma voz faz, olha a comparação entre a voz “verdadeira” do Darth Vader (do ator David Prowse, no caso) e a dublagem de James Earl Jones:
O prêmio será entregue neste domingo, no Museu da Imagem em Movimento, em Nova York.
Comentários
Loading…