Serial Killers e cinema são quase sempre a combinação perfeita para o sucesso. Tendo em vista isso, resolvi trazer para a minha legião favorita uns achados cinematográficos sobre esse tema sedutor e cruel, com um detalhe bem interessante: todos esses filmes são baseados em fatos reais.
Apesar de nem sempre serem 100% fiéis aos acontecimentos – até mesmo por respeito às vítimas e aos familiares delas – esses filmes são considerados os melhores pela crítica quando se fala de assassinos em série.
A lista a seguir, contém longas baseados em serial killers – que você não desejaria conhecer além das telonas – e que amedrontaram o mundo real. Assassinos cruéis que antes de serem inspiração para o cinema, foram os mais procurados.
1. Retrato de um Assassino (1986) – John McNaughton
(Título original: Henry – A Portrait of a Serial Killer)
Henry é um rapaz que vive com seu ex-colega de prisão e sofre de distúrbio que o leva a matar pessoas de maneira horrenda. Ele encontra duas pessoas que também sofrem de perturbações psicológicas e que são atraídas pela violência.
Filme quase biográfico de Henry Lee Lucas – considerado um dos maiores serial killers americanos – o homem que matou aproximadamente 600 pessoas. O longa não tem o glamour com o qual se retrata muitos personagens do tipo. É uma exibição sem enfeites da crueldade humana.
2. Caçada ao Assassino BTK (2005) – Stephen Kay
(Título original: The Hunt for the BTK Killer)
Marido. Pai. Líder Espiritual. MONSTRO. O longa escancara um dos mais horrorosos casos da história criminal norte-americana. No Kansas, em 1974, um serial killer começou uma matança que durou 17 anos!
Conhecido como BTK (Bind-Torture-Kill), o assassino ridicularizou as autoridades com pistas e cartas. Com uma interpretação impecável do insano assassino em série Dennis Rader, o filme retrata a perseguição que cativou uma nação.
3. Helter Skelter (2004) – John Gray
(Título original: Helter Skelter)
Longa-metragem produzido para a TV norte-americana, sobre o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 – sobre a família Manson – reconstituído com roteiro baseado em livro escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry.
O filme aborda a série de assassinatos cometidos por Charles Manson interpretado por Jeremy Davies, e pela Família Manson que tem uma legião de membros e fãs até hoje.
4. Zodíaco (2007) – David Fincher
(Título original: Zodiac)
O filme narra a história da caçada a um serial killer conhecido como Zodíaco, que matou em torno da área da baía de São Francisco durante os anos 1960 e início de 1970, deixando várias vítimas na sua vigia e insultando a polícia com cartas e cifras enviadas para jornais.
Jake Gyllenhaal (O Homem Duplicado) protagoniza esse filme, ao lado de Robert Downey Jr (O Homem de Ferro).
5. Dahmer – Mente Assassina (2002) – David Jacobson
(Título original: Dahmer)
O filme retrata fielmente a vida de Jeffrey Lionel Dahmer, serial killer conhecido como Canibal de Milwaukee. Um dos mais cruéis assassinos. Estupro, necrofilia e canibalismo são o foco desse filme baseado em um dos homens mais perversos do mundo.
6. Ted Bundy (2002) – Matthew Bright
(Título original: Ted Bundy)
O filme conta detalhadamente a história de Theodore Bundy, serial killer conhecido como Ted Bundy que matou mais de 30 mulheres nos Estados Unidos da América durante a década de 70.
7. Gacy (2003) – Clive Saunders
(Título original: Gacy)
A história de John Wayne Gacy Jr. serial killer apelidado de O Palhaço Assassino. Empresário bem sucedido do estado de Illinois que assassinou 33 adolescentes e enterrou debaixo de sua casa.
8. The Gray Man (2007) – Scott L. Flynn
A história de Albert Fish, um dos mais macabros serial killers do século 20. Apesar de ser muito conhecido na psicologia e na criminologia, no cinema ele não é muito citado. Sem sensacionalismo barato, um detetive dedicado tenta capturar o serial killer que rapta, abusa, mata e, ocasionalmente come crianças, não deixando nenhum vestígio para trás. Verdadeiro canibal.
Comparado a Albert Fish, Hannibal Lecter foi um santo.
9. Cidadão X (1997) – Chris Gerolmo
(Título original: Citizen X)
Baseado em um dos serial killeres mais terríveis do mundo, Andrei Romanovich Chikatilo, que matou mais de 50 mulheres e adolescentes nos anos 80. O filme é baseado no livro de Robert Cullen – calma, ele não faz parte da família de vampiros – e fala sobre o primeiro serial killer descoberto na antiga União Soviética. Conhecido como Monstro de Rostov, que de 1978 até 1990 matou mais de 50 pessoas, sendo crianças e jovens mulheres seus alvos.
10. Jack – O estripador (1988) – David Wickes
(Título original: Jack -The Ripper)
Nesse último filme da lista, é mostrada a verdadeira face do mais lendário criminoso inglês. Todo o mistério de Jack, O Estripador, é desvendado nesta superprodução. Mantendo intenso suspense do início ao fim, o filme apresenta uma reconstituição perfeita da época e fatos. Na Londres vitoriana, prostitutas tão barbaramente assassinadas, desafiando a inteligência e credibilidade da Scotland Yard. Corpos encontrados esquartejados, com requintada crueldade, deixam a população e a polícia em pânico. O inspetor Abberline é designado para solucionar o mistério.
Existem outros filmes que poderiam entrar na lista, mas selecionei os mais fiéis a história dos assassinos. Deixei um pouco de lado alguns títulos aclamados, para dar espaço a outros. Se você conhece algum filme que considera fiel a um Serial Killer (da vida real) comente por aqui. Boas mortes!
Comentários
Loading…