A diversidade sexual deve ser encarada com mais naturalidade pelas pessoas e pelo cinema. Visando isso, preparei essa lista repleta de filmes com a temática LGBT para aqueles que são a favor do amor e da liberdade de ser quem se é.
LGBT, ou ainda LGBTTT, é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Embora represente apenas seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidade de gênero divergentes do sexo designado no nascimento.
No mundo do cinema, não existe apenas “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Imagine eu e você” e “Meninos não choram”, “Hoje eu quero voltar sozinho”, “Assunto de Meninas” e o atual “Azul é a cor mais quente” embora a maioria das listas que encontrei citem esses filmes.
Muitos outros filmes LGBT passam batido pelos holofotes. Essa lista vai abordar alguns deles, já que infelizmente não posso citar todos os existentes. Os mencionados acima não serão inclusos na lista, pois de certa forma já foram.
Dividirei a lista em três partes (ou mais, dependendo dos comentários) pois achei injusto descartar alguns títulos. Ao final da matéria, comente o nome de algum filme LGBT que você gostaria de ver na lista.
1. Sim ou Não (2010)
Título original: Yaak Rak Gaw Rak Loey
Direção: Sarasawadee Wongsompetch
Pie é uma garota doce, que se muda para um novo dormitório no colégio, onde ela descobre que a sua nova colega de quarto Kim, é uma tomboy que se veste e parece com um garoto. No desenvolver da amizade, Pie e Kim começam a se perguntar se os seus sentimentos são mesmo somente de amizade, ou se são sentimentos de amor verdadeiro.
O filme ganhou uma continuação de mesmo nome em 2012. Ambos são ótimos. Um dos meus favoritos do gênero, pois não precisa ter desgraça pra ser bom. Dicona!!!
2. No caminho das Dunas (2011)
Título original: Noordzee, Texas
Dirigido por: Bavo Defurne
Pim é um menino quieto. Um sonhador. Ele vive com sua negligente mãe Yvette em uma pequena cidade da costa belga em meados da década de 70. Pim cresce desenhando e sonhando com uma vida de fantasia, e chega à adolescência mantendo seus desejos emergentes em segredo. Aos 15 anos, seu maior sonho é seu amigo e vizinho Gino, por quem alimenta uma grande e não correspondida paixão.
3. Toque de Veludo (2002)
Título original: Tipping The Velvet
Dirigido por: Geoffrey Sax
Uma série que pode ser vista em forma de filme, exibida no canal GNT, conta uma história de amor entre duas mulheres no século 19. “Toque de Veludo” ou “Amor na Ponta da Língua” um drama de sucesso da BBC, baseado em romance de Sarah Waters. Em três episódios, a série conta uma história de amor entre duas mulheres no século 19. Impecável nos cenários da época vitoriana, a boemia londrina em 1890, o glamour, as perversões, a miséria e os vícios de uma sociedade.
4. Circunstância (2011)
Título original: Circumstance
Dirigido por: Maryam Keshavarz
Atafeh e Shireen vivem um romance proibido com o agravante de viverem no Irã, onde as mulheres são tratadas sem nenhum respeito. Elas sofrem diversos tipos de repressão, inclusive por conta de Mehran, irmão de Atafeh, um ex-viciado, convertido ao Islamismo e obcecado por Shireen.
5. Livrando a cara (2004)
Título original: Saving Face
Dirigido por: Alice Wu
Um dos meus favoritos. Wil Pang (Michelle Krusiec) é uma jovem cirurgiã com uma promissora carreira. Solteira, aos 28 anos, ela descobre ser lésbica ao se apaixonar pela bailarina Vivian (Lynn Chen). Enquanto se encontra às escondidas com a namorada, Wil pensa em um jeito de contar a novidade a sua mãe, a viúva Ma (Joan Chen). Sua vida toma um rumo inesperado numa noite em que Wil encontra a mãe na porta de sua casa. Grávida, Ma foi expulsa da conservadora comunidade chinesa de onde elas vieram por se negar a revelar o nome do pai da criança. Agora as duas precisam se entender.
6. Laurence Anyways (2012)
Laurence (Melvil Poupaud) é uma mulher presa em corpo de um homem. Em seu aniversário de 30 anos, ele revela para sua namorada Fred (Suzanne Clément) que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Mesmo abalada com a revelação, a namorada resolve permanecer ao lado da pessoa que ama, que sofrerá bastante com a nova situação, tendo que lidar com preconceitos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Contra tudo, eles tentarão provar que o amor deles pode superar todas as situações
7. Delicada Atração (1996)
No subúrbio londrino, Jamie e Ste são dois vizinhos e colegas de colégio. Ste mora com o irmão e o pai alcoólatra, que freqüentemente o espanca. Jamie mora com a mãe, que sensibilizada com os maus tratos ao vizinho, convida-o para ficar em sua casa, no quarto do filho. Onde surge um caso de amor entre os dois garotos.
8. Transamérica (2005)
Bree Osbourne (Felicity Huffman) é uma orgulhosa transexual de Los Angeles, que economiza o quanto pode para fazer a última operação. Um dia ela recebe um telefonema de Toby (Kevin Zegers), um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree se dá conta de que ele deve ter sido fruto de um relacionamento seu. Ela, então, vai até Nova York e o tira da prisão. Toby, a princípio, imagina que ela seja uma missionária cristã tentando convertê-lo. Bree não desfaz o mal-entendido, mas o convence a acompanhá-la de volta para Los Angeles.
9. Tatuagem (2013)
10. Milk – A Voz da Igualdade (2008)
Uma cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos, assassinado pelo mesmo motivo.
11. Maurice (1987)
12. Direito de Amar (2009)
Baseado na obra homônima de Christopher Isherwood, o drama é ambientado em 30 de novembro de 1962, em Los Angeles. George Falconer, professor de inglês, perdeu seu companheiro de 16 anos em um acidente de carro oito meses atrás. A dor da perda não diminui com o tempo, o que faz George decidir se matar. Ele começa então a colocar todos os seus negócios em ordem e fazer os preparativos para seu suicídio.
13. Tomboy (2011)
“Tomboy” é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos. No filme da diretora Céline Sciamma (Lírios D’Água), Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por Mikael, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.
14. Elvis e Madonna (2010)
15. Filadélfia (1993)
Promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado negro, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.
16. Weekend (2011)
Depois de sair para jantar com seus amigos héteros, Russell decide tentar a sorte numa boate gay. Ele sai de lá com Glen e os dois passam a noite juntos. Na manhã seguinte, Glen pede para gravar um depoimento de Russell sobre a noite anterior, dando início assim a uma intimidade inesperada entre os dois.
17. G.B.F (2014)
18. Flores Raras (2013)
19. Do Começo ao Fim (2009)
20. M. Butterfly (1993)
Rene Gallimard é um diplomada francês a serviço em Pequim. Ao assistir a uma apresentação da ópera “Madame Butterfly” de Puccini ele fica obcecado pela graça e beleza da contara Song Liling. Gallimard passa então a persegui-la por todos os lugares, envolvendo-se cada vez mais com o exótico mundo e cultura chinesa.
Comentários
Loading…