Curiosidades sobre “Jumanji” (1995)

Leia em: 7 minutos

Vamos falar sobre as curiosidades do filme “Jumanji” (1995), mais um clássico de Hollywood que acabou ganhando duas sequências recentemente: “Jumanji: Bem-Vindo à Selva” (2017) e “Jumanji: Próxima Fase” (2019). Nos anos 90, “Jumanji” foi um dos grandes blockbusters pós “Jurassic Park” (1993), muitas crianças e adultos da época queriam ter um tabuleiro de Jumanji em casa para viver altas aventuras.

Mas enfim, deixando o saudosismo de lado, vou falar de alguns assuntos técnicas. O filme é norte-americano, foi lançado em 15 de dezembro de 1995 e no Brasil, somente janeiro de 1996. “Jumanji” é baseado num livro infantil de mesmo nome publicado em 1982, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg. A história descreve um jogo de tabuleiro com temática da selva, na qual animais reais e outros elementos aparecem magicamente quando um jogador lança os dados. Por aqui, o livro foi publicado em capa dura numa versão de luxo pela DarkSideBooks e pode ser encontrado facilmente neste link!

O filme é estrelado por Robin Williams, Bonnie Hunt, Kirsten Dunst, Bradley Pierce, Jonathan Hyde e Adam Hann-Byrd, e foi dirigido por Joe Johnston.

Deixando as informações técnicas de lado, confesso que esse filme foi e ainda é simplesmente maravilhoso. Se você quiser rever, ou se você faz parte da pequena estatística que ainda não assistiu, recomendo que você pare a leitura e vá assistir agora. Tem na Netflix, Globplay, Telecine Play ou pergunta pro seu pai, ele pode ter um DVD e você nem sabia disso. Mas se você faz parte da estatística dos que já assistiram, vamos apresentar algumas curiosidades dessa aventura na selva.

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

Curiosidades sobre Jumanji

• Na cena em que Van Pelt entra na loja de armas, a trilha sonora é uma musica tradicional do México, como se fosse uma espécie de um hino não oficial, assim como “Aquarela do Brasil” é para nós. Quando “Jumanji” foi lançado no pais mexicano, eles retiraram cuidadosamente a trilha.

• Até hoje existe o cartaz com os dizeres “Parrish Shoes”, em uma parede de tijolos da cidade de Keene que fica em New Hampshire, nos Estados Unidos.

Leia mais: Curiosidades sobre “Os Batutinhas” (1994)

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

• O exterior da fábrica de “Parish Shoes” foi filmado no Hurd Mill (Moinho Hurd), em North Berwick, Maine (EUA). O moinho conheceu tempos de grande prosperidade quando fazia produtos de lã, mas já estava desativado há anos.  Na cena que as crianças vão até o sótão e acham o tabuleiro de “Jumanji”, eles retiram outro jogo de cima da caixa dele. Está todo empoeirado – mas se chama “Zathura” que também é um livro e ganhou uma adaptação cinematográfica em 2005.

• O filme “Zathura” (2005) é bem parecido com “Jumanji”, mas a história se passa no espaço sideral.

• Não podia falar das curiosidades sobre Jumanji sem mostrar a capa do livro que deu origem ao filme.

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

Capa do livro escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg.

• Foi cogitado a realização de um sequência para o longa em 2007 e o boato seguiu 10 anos depois, até chegar ao fim com a estreia de “Jumanji: Bem-Vindo à Selva” (2017) dirigido por  Jake Kasdan e estrelado Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart, Karen Gillan.

• A atriz Scarlett Johansson fez testes para interpretar o papel de Judy Shepherd, que acabou ficando com Kristen Dunst.

• Tem uma cena em “Jumanji”, que os roteiristas pisam feio na bola em relação a matemática. Nela, estão Sarah, Judy Alan e Peter, eles estão jogando no sótão,  Judy diz que ela pode vencer se tirar 12 nos dados, porém ela tira um três. Quando Judy joga os dados novamente, Alan diz que ela pode ganhar se tirar um sete. Porém, Judy precisa de um nove, porque 12-3= 7. Ou seja?

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

Carl Bentley, interpretado por David Alan Grier, no filme é um homem bem mais velho quando Alan vai para o jogo, portanto quando ele volta, Carl deveria ser mais velho ainda. Entretanto, o ator era apenas quatro anos mais jovem que Robin Willians.

Leia mais: Curiosidades sobre Power Rangers: O Filme (1995)

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

A palavra “Jumanji “significa “muitos efeitos” em Zulu, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

Uma das mais interessantes curiosidades sobre Jumanji é o fato de que o papel do pai de Alan Parrish e o do caçador Van Pelt, são feitos pelo ator Jonathan Hyde. Isso pode ser uma referência a “Peter Pan”, já que tanto no teatro quanto no cinema, os papéis do Capitão Gancho e do pai de Wendy, são tradicionalmente feitos pelo mesmo ator (isso ocorre na versão de 2003 de Peter Pan, com Jason Isaacs em ambos os papéis).

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

Quando os macacos invadem a loja de eletrodomésticos, o filme que está passando na televisão é “O Mágico de Oz” (1939).

Foram gastos 65 milhões de dólares na produção do filme, e teve um retorno em bilheterias de US$ 262 milhões em todo o mundo.

Leia mais: Curiosidades sobre Power Rangers: O Filme (1995)

Curiosidades sobre "Jumanji" (1995)

Cada vez que é feita uma jogada, aparece no tabuleiro uma frase curta e rimada que indica a próxima aparição. E, como este não seria um artigo das curiosidades sobre Jumanji, senão tivesse todas as frases na ordem em que elas aparecem no filme. Veja:

Curiosidades sobre Jumanji

“À noite eles voam, é melhor correr, essas coisas com asas querem te morder.” (quando os morcegos saem do jogo)

“Na selva você deve esperar, até um cinco ou um oito alguém tirar.” (quando Allan é sugado para dentro do jogo)

“Uma pequena picada pode te fazer coçar, te fazer espirrar, te incomodar.” (quando os pernilongos saem do jogo)

“Fácil não vai ser esta missão. Macacos atrapalham a expedição.” (quando os macacos invadem a cozinha)

“Tem dentes afiados e gosta de comer, se quiser ser poupado é melhor correr.” (quando o leão sai do jogo)

“Mais rápido do que bambu eles crescerão, tome cuidado, ou eles te pegarão.” (quando as trepadeiras venenosas saem do jogo)

“O homem da Floresta escura, caça em você a criança pura.” (quando o caçador, Van Pelt, sai do jogo)

“Trovão não é, não seja enganado. Se ficar no caminho vai ser pisoteado.” (quando a manada de animais sai do jogo)

“Uma lei de Jumanji acaba de quebrar. Mais do que sua peça você irá voltar.” (quando, ao tentar trapacear, Peter vira um macaco)

“Todo mês, quando há lua cheia, uma enchente deixa a coisa feia.” (quando uma forte chuva cai e, junto da enchente que ela provoca, vêm também crocodilos)

“Cuidado com o chão, pode ficar mole, o solo se abre e depois te engole.” (quando o chão engole Allan)

“Eu tenho uma lição a lhe ensinar, às vezes uma jogada tem que voltar.” (quando Alan está sendo engolido pelo solo, Judy pensa rápido e joga antes que Alan seja totalmente engolido)

“Precisam de uma mão? Nós ajudaremos! Oito patas cada uma é o que nós temos.” (quando o grupo é atacado por aranhas)

“Você está quase lá e pode vencer, mas bem agora o chão começa a tremer.” (quando acontece um terremoto e a casa se parte ao meio)

• O ator Robie Willians (Alan Parrish), faleceu em 11 de agosto de 2014. Ele tinha 63 anos.

• Relembre como é o trailer de “Jumanji” lançado nos cinemas nos anos 90.