Dizer que a cultura pop japonesa é fantástica é chover no molhado. O país é tão rico em seu conteúdo gráfico e audiovisual que muitas produções atravessam o Oceano Pacífico e chegam no continente americano conquistando uma verdadeira legião de fãs.
Animes como “Os Cavaleiros do Zodíaco”, “Supercampeões”, “Dragon Ball” e tantos outros, marcaram gerações. O mesmo acontece com os mangás de Takehiko Inoue como “Vagabond”, “Real” e outras publicações de sucesso de outros autores como “One Piece”, “Berserk”, “One Punch Man” etc.
Para complementar as obras serializadas, os filmes em animações amplificam o poder que os japoneses têm de encantar o mundo por meio do cinema. Selecionamos cinco animações japonesas que você precisa assistir antes do mundo acabar. Vem ver!
Akira (1988) – Katsuhiro Ôtomo
Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida).
A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.
Your Name (2016) – Makoto Shinkai
Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.
- 21 melhores filmes do Studio Ghibli
- Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes
Túmulo dos Vagalumes (1988) – Isao Takahata
Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.
Gen Pés Descalços (1983) – Mori Masaki
Leitura indispensável em mangá, “Gen Pés Descalços” ganhou um filme de animação dirigido por Mori Masaki no inicio da década de 1980. A animação conta a história de Gen e sua família que vivem em Hiroshima, perto do final da Segunda Guerra Mundial.
Enquanto o pai de Gen sofre com a ira e o desprezo dos militares e vizinhos por achar que é impossível uma vitória japonesa, sua família sofre com a escassez de alimentos. Mas nada disso terá qualquer importância diante da nova e terrível arma que o exército norte-americano pretende lançar sobre o Japão. Aqui tem o filme completo e legendado no YouTube.
Nausicaa do Vale do Vento (1985) – Hayao Miyazaki
A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios, mil anos após os “7 Dias de Fogo”, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolados um dos outros pelo “Mar da Corrupção” e uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaa, é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo dos reinos vizinhos.
Demon Slayer – Mugen Train: O Filme (2021) – Haruo Sotozaki
Em “Demon Slayer – Mugen Train”, durante o período Taisho no Japão, o jovem Tanjiro volta para casa depois de um dia de trabalho e encontra sua família brutalmente assassinada por um demônio. Para pior a situação, sua irmã mais jovem, Nezuko, foi transformada em uma criatura demoníaca. Agora ele precisará lutar para vingar sua família e recuperar a irmã.
Meu amigo Totoro (1995) Hayao Miyazaki
Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.
Comentários
Loading…