Quem aí não gosta de assistir aquela mega produção cinematográfica? Acho que todo mundo, já que existem temas e estilos para todos os gostos e, quando a história nos traz um enredo inspirador, personagens determinados, que nos são apresentados com uma simples tarefa motivacional.
Para uns menos, para outros mais. Mas esses filmes inspiradores costumam mexer com o ego dos espectadores. Então, o que dizer dos personagens responsáveis por passar essas mensagens e em muitos dos casos podendo ganhar um status próprio, conseguindo ficar maior que a própria produção.
Quando isso acontece, esses personagens passam a ser aclamados pelos fãs da arte moderna. Dessa forma, tornam-se queridinhos da cultura pop, ultrapassando as telonas e chegando a um patamar midiático impressionante, inspirando as pessoas em suas maneiras de pensar e agir, mesmo se tratando de personagens fictícios.
Pensando nisso, resolvemos listar aqueles personagens que nos trazem histórias inspiradoras (verdadeiras ou fictícias), personagens determinados e que de certa forma nos forçam a enxergar a vida de uma outra forma.
Willian Wallace (Coração Valente)
Vivido por Mel Gibson, nas telonas, no filme “Coração Valente” (1995). O personagem, que é inspirando em uma figura histórica, tem um aspecto heroico e determinado.
O guerreiro medieval da Escócia, teve sua esposa morta pelo exército inglês e partir dessa perda começa a formar um exército de camponeses, através da força e determinação, para buscar a independência da Escócia.
Com um enredo inspirador, trágico e violento de uma guerra medieval, Willian Wallace é um personagem memorável e motivador.
Princesa Leia (Star Wars)
Uma das maiores personagens femininas da história do cinema. Interpretada pela saudosa Carrie Fisher, a Princesa Leia aparentava, muito pelo seu título de nobreza, ser uma mulher indefesa. Impressão que ficou esquecida no início da saga, já que com o passar do tempo se mostrou uma das personagens mais poderosas e inspiradoras da franquia.
Filha de Darth Vader e irmã gêmea de Luke Skywalker, a princesa rapidamente se torna líder da aliança rebelde, tornando-se posteriormente, general da nova Resistência, ou seja, nada mais do que um dos maiores símbolos do combate ao lado sombrio.
Chris Gardner (À Procura da Felicidade)
Numa história baseada nas vivencias do investidor Chris Gardner, o protagonista vivido por Will Smith passa por diversas dificuldades até que alcance o seu maior sonho profissional, que é trabalhar na Wall Street.
“À Procura da Felicidade” (2006) mostra o momento em que Gardner perde o emprego, é despejado, sem condições financeiras é obrigado a, junto com o filho pequeno, dormir em um abrigado de sem tetos. Porém, todas as adversidades não o fazem esmorecer e Chris continua com sua rotina de estudos, trabalho e determinação em busca dos seus objetivos. Uma história que serve de inspiração para muitos.
Rocky Balboa (Rocky, um lutador)
Podemos dizer que Rocky é o personagem mais inspirador da ficção, muito pelo fato da determinação da personagem vir do próprio ator que o viveu. O próprio Silvester Stallone foi quem escreveu o roteiro, bem como ele mesmo se encarregou de tentar vende-lo para produtores, mas existia uma condição, ele mesmo teria que interpretar o papel do icônico lutador, contudo, não conseguiu, tendo que vender seus pertences para poder realizar o seu sonho.
- Curiosidades sobre o filme Rocky, Um Lutador (1976)
- Creed: Nascido para Lutar (2016) | Um filme além do mito
A história trata da vida de um coletor de agiota, que não possui grandes oportunidades na vida, até que um dia surge a chance de lutar contra o astro do boxe Apollo Creed. Sua jornada de treino pesado e a determinação do personagem é exemplo e inspiração para muitos fãs.
O longa se tornou um sucesso que resultou em mais cinco filmes, igualmente inspiradores e repletos de momentos de determinação.
Claireece Jones (Preciosa)
Numa história dramática, com cenas relacionadas a abuso sexual, que podem ser gatilhos emocionais para algumas pessoas, é retratada a vida de Claireece “Preciosa” Jones. Uma jovem de 16 anos, moradora do Harlem, nova York, e que enfrenta uma série de dificuldades, desde discriminação até agressão e opressão.
Nesse contexto, ela encontra a professora Rain, que a auxilia com diversas questões pessoais e a ajuda a enfrentar dificuldades e encontrar seu caminho por meio dos estudos.
Apesar do desfecho da personagem não ser exatamente um “final feliz”, ela demonstra maturidade, esperança e vontade de correr atrás de uma vida melhor. Um filme forte e muito motivador, onde passa uma mensagem que por mais que a vida lhe traga adversidades, cabe a cada um a lição de que não se deve aceitar passar por abusos e pode lutar por uma vida melhor.
Comentários
Loading…