in

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime

A criação de Masashi Kishimoto com “Naruto” facilmente pode ser rivalizada com outros animes de sucesso como “Pokémon”e “Dragon Ball”. Consolidado com fama global, os personagens do mangá e anime inspiraram milhares de jovens por décadas.

Mesmo com o arco principal finalizado contando a história do Naruto, ainda temos uma sequência tão bem sucedida quanto, mostrando as aventuras dos filhos dos personagens e também alguns detalhes dos clássicos encarando a vida adulta.

Seja como for, Kishimoto realizou um feito incrível ao trabalhar ininterruptamente para entregar essa história épica e realmente muito cansativa de ser feita. Entretanto, durante a jornada para finalizar “Naruto”, o mangaká encarou diversos desafios de edição e escolhas complicadas sobre como guiar a história. Veja algumas das muitas curiosidades sobre “Naruto”

Batalha definitiva desde o primeiro rascunho

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Masashi Kishimoto mangagá de Naruto

Toda a ideia de Kishimoto para Naruto”era finalizar a saga com uma batalha épica entre o protagonista e Sasuke. Ele sabia que a alma da história era o conto da amizade desses dois personagens que seguem caminhos diferentes, mas que se amam mesmo apesar das escolhas que os afastaram. Assim que o mangá se tornou um anime, Kishimoto exigiu que o final fosse exatamente igual ao da obra original.

A dificuldade de Uchiha

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Clã Uchiha

Desde o início da história uma das curiosidades sobre “Naruto”, o mangaká encontrava dificuldades para escrever sobre Sasuke Uchiha. O personagem denso de origem e trajetória trágicas, sempre levou muito tempo para ser desenvolvido sem quebrar qualquer regra que tivesse estabelecido antes. E quando falamos de um trabalho de mais uma década, isso é bem difícil. O mesmo desafio foi desenhar novas roupas, visuais, armas e poderes para o personagem.

Nada de ser o escolhido

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Que homem… digo, que ninja! 

Uma das características que diferem as sagas japonesas das norte-americanas, é a grande e sábia escolha de nunca firmar o arquétipo do escolhido/predestinado que atinge tantas histórias ocidentais. Com “Naruto”, isso é levado seriamente já que o próprio protagonista é apresentado como um rapaz delinquente e bastante preguiçoso. Claro que ao longo do tempo, Naruto é trabalhado até atingir níveis admiráveis de heroísmo e responsabilidade.

Porém, para mostrar como diversos personagens da saga sofriam com falta de inteligência ou superiores ao protagonista, Kishimoto criou Shikamaru, o ninja mais inteligente e eficiente da turma dos colegas de Naruto. Desse modo, apesar de não serem rivais, Naruto sempre estaria um passo atrás do amigo.

Problemas afetivos

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Hinata e Naruto

Uma das curiosidades sobre “Naruto” foi o fato da esposa de Kishimoto ser fã do trabalho do marido. Sempre ansiosa pelos novos capítulos do mangá, ela não gostou nada da história quando descobriu que Naruto acabaria namorando com Hinata, ao contrário de Sakura, uma das personagens mais expressiva na história. Kishimoto tentou contornar a situação dizendo que Hinata tinha sido inspirada nela, mas duvido muito que a decepção foi aliviada por conta disso.

“O Naruto pode ser um pouco duro as vezes, talvez você não saiba disso, mas o Naruto também cresceu sem pai. Na verdade ele nunca conheceu nenhum de seus pais, e nunca teve nenhum amigo em nossa aldeia. Mesmo assim eu nunca vi ele chorar, ficar zangado ou se dar por vencido, ele está sempre disposto a melhorar, ele quer ser respeitado, é o sonho dele e o Naruto daria a vida por isso sem hesitar. Meu palpite é que ele se cansou de chorar e decidiu fazer alguma coisa a respeito!” – um dos momentos mais marcantes de “Naruto”.

Godzilla como referência

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
O monstro gigante mais famoso do mundo

Uma das maiores heranças do Japão para o mundo do entretenimento, foi a criação de Godzilla e outros kaijus marcantes. Qualquer fã de “Naruto” sabe que a saga é repleta de monstros gigantes, sejam os sumonados ou as bestas chamadas de “bijus”. Kishimoto queria adicionar essas criaturas para poder ter a oportunidade de desenhar diversos monstros, uma vontade de infância dele.

A estrada de One Piece

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
One Piece

Kishimoto e Eiichiro Oda tem praticamente a mesma idade. Como Oda conseguiu publicar “One Piece” antes – um dos mangás de maior sucesso da história -, Kishimoto sentiu-se motivado a trabalhar mais intensamente em “Naruto” a fim de ser encarado como um rival criativo de Oda. Admirando o trabalho de Oda, o mangaká queria ser tão bom quanto ele e até mesmo superá-lo. 

O desastre de Chunin foi obra dos editores de Naruto

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Chunin – Narutinho

O exame Chunin é um dos arcos mais agradáveis e intensos do anime. Aproveitando o formato de torneio em narrativas e desenvolvendo em diversos estágios para além do clichê, Kishimoto foi impelido a trazer o vilão da saga nesse momento o que se provou uma jogada muito acertada da editora. 

Interrompendo o torneio significativamente a ponto de qualquer um esquecer o que estava ocorrendo, Orochimaru foi apresentado na história, trazendo também a evolução de Gaara e outras reviravoltas. Na época, Kishimoto já havia escrito Orochimaru, mas não sabia como apresentá-lo na trama. Dessa vez os editores acertaram em cheio.

Até aqui tem Tarantino

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Diretor Quentin Tarantino

Uma das boas curiosidades sobre “Naruto”, é que mangaká é fã de Quentin Tarantino e da gramática visual que utiliza em seus filmes. Em diversas entrevistas, o mangaká admitiu ter decupado os quadrinhos com diversos close ups por conta da inspiração nos filmes do cineasta fascinado por violência gráfica.

20 títulos para você que quer começar a assistir animes

5 aninhos

Naruto | Curiosidades sobre os bastidores do mangá e anime
Kishimoto, rei do Narutinho

Kishimoto sofreu para lançar o mangá. Sem nenhum hit consolidado antes, a editora demorou para comprar a ideia do ninja rebeldezinho adolescente e dar uma chance ao mercado. Tanto que o primeiro contrato, era somente de apenas cinco anos para o autor finalizar a história. A grande ironia foi que “Naruto” se tornou um sucesso mundial, angariando um poder de barganha enorme para Kishimoto quando o contrato original acabou. No fim, “Naruto” durou 15 anos nos mangás.

Ajuda de terceiros 

Apesar do ser o designer chefe de “Naruto”, Kishimoto não chegou a desenhar o visual original de todos os personagens. Em alguns momentos, ajudas valiosas chegaram ao mangaká, incluindo Mikio Ikemoto, que hoje desenha a arte de “Boruto(filho de Naruto). Na época, o desenhista ajudou Kishimoto a desenhar diversas páginas, além de criar completamente o visual dos personagens Haku e Zabuza – sim, ele mesmo.

 

Escrito por Equipe Proibido Ler

Produzindo conteúdo sobre o universo geek há mais de uma década. Nos acompanhe também no Instagram, Twitter e Facebook.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Dora e a Cidade Perdida (2019) | Uma ‘viagem’ de pura diversão

Joaquin Phoenix | As melhores atuações do ator