Equipes de 25 instituições públicas foram selecionadas para participar do “EstroGênias — Meninas na Ciência”, programa criado pelo Educacional — Ecossistema de Tecnologia e Inovação em parceria com o micro:bit, LEGO Education, a FIRST LEGO League e a Disney para incentivar a participação de alunas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
São grupos de meninas de 6 a 16 anos de institutos, escolas públicas, organizações, secretarias e fundações do Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, engajadas em mostrar que podem sim ser cientistas, programadoras, matemáticas e inventoras.
Elas receberão conjuntos de blocos da LEGO Education e placas micro:bit e ainda poderão participar da FIRST LEGO League e do desafio internacional do your:bit. O projeto contará com eventos em fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e em março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
Ana Carolina Follador, pedagoga especialista em tecnologia educacional e STEAM, do Educacional, lembra que o EstroGênias também prevê a formação de professores. “O programa foi pensado para mobilizar toda a comunidade na busca pela igualdade entre meninos e meninas no campo científico, e o incentivo é fundamental para quebrar uma barreira que foi construída por anos, devido a um estereótipo que afastava mulheres dessas áreas de atuação”.
Mais informações estão no site do programa EstroGênias — Meninas na Ciência.
Comentários
Loading…