HQ do Dia | Polina – Bastien VIVÉS
in

HQ do Dia | Polina – Bastien VIVÉS

O que vem depois de atingir a perfeição?

Quando entramos em uma escola e passamos a estudar seja qual for a disciplina, a meta é de aprender com exatidão. É seguir o passo conforme a dança exige, é chegar ao máximo perto da nota 10 ou atravessá-la e dar de cara no 1000. Sim, mil por cento. Em muitos casos, esse é o objetivo. Ser mil e não 10.

A dançarina Polina Ulinov é assim! Desde os seis anos de idade tenta ser perfeita no balé. Mas o que vem depois que ela consegue? Bom, é isso que você vai descobrir em “Polina”, escrita e desenhada pelo quadrinista francês Bastien VIVÉS (Uma Irmã), publicada pela Editora Nemo e traduzido por Fernando Scheibe.

HQ do Dia | Polina – Bastien VIVÉS

Na história, a pequena Polina Ulinov é selecionada para ser treinada por Nikita Bojinski, um grande mestre conhecido pelo nível de exigência com seus alunos, ao mesmo tempo admirado e temido. Ao longo dessa docência, que se estenderá por anos, Polina irá desenvolver uma relação complexa com seu mentor – entre o antagonismo e a submissão – e acabará por permitir-lhe explorar novas experiências artísticas, em total independência. Seus caminhos enfim se dividem, e Polina se torna uma coreógrafa de reputação internacional. Por mais que os anos sob a tutela rigorosa de Bojinski tenham sido conturbados, a jovem assumirá, em todo o seu valor, sua dívida para com esse mestre, tão difícil quanto brilhante.

HQ do Dia | Polina – Bastien VIVÉS

A viagem pelas páginas que conta a história da dançarina é comovente. Primeiro te pega pela rigidez de Bojinski, depois pela dedicação de Polina e, por último, como ela transformou tudo que aprendeu em poesia, ou melhor, na mais bela coreografia. A dança dos dias é a mais difícil de viver e não tem escola que te ensine a sobreviver. Polina pode ser a melhor dançarina, mas não vai bem no amor, nas amizades e no que pretende fazer da vida.

Mas com alguém que não teve medo de enfrentar até o mais rude professor do Bolshoi, vai se importar com um ou outro problema da vida? Polina dança na cara da adversidade e faz dela palco pra alcançar tudo o que sempre quis.

E quando o estrelato finalmente chega, ela percebe que tudo que conseguiu fazer na vida tem influência de seu mentor. E o caminho para fazer as pazes com sua cabeça e coração, é reconhecer o dedo do mestre em seu destino e usar de sua humildade para praticar a gratidão.

“Polina” é um quadrinho maravilhoso. Mas leia com calma, aprecie o traço de VIVÉS e vire cada página como alguém que escuta música clássica.

Se você se interessou em “Polina”, pegue um exemplar com um bom desconto aqui. Beleza?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe uma resposta
  1. Me incomoda no Vivés uma naturalização da exposição do sexo entre menores, que no meu entender acaba atraindo uma galera da qual não quero proximidade. Esse livro se comporta de qual maneira em relação a isso? É próximo de “uma irmã?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Infinite Frontier | Uma nova fronteira para DC Comics

Infinite Frontier | Uma nova fronteira para DC Comics

4 animes que foram censurados e você não sabia