Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Greg Reffley, o protagonista do best-seller o “Diário de um Banana”. Se não ouviu falar, pelo menos já deve ter esbarrado com algum volume de “Diário de um Banana” em alguma livraria, nas mãos de crianças ou até mesmo de adultos.
Sim, Jeff Kinney é tão bom no que faz que até mesmo os adultos conseguem se fascinar com a vida de um garoto simples e um pouco atrapalhado. Mas antes de se tornar um best-seller do New York Times e virar febre no mundo inteiro com milhões de cópias vendias e traduzido em 28 idiomas, Jeff Kinney não esperava que seu personagem um dia faria tanto sucesso.
De dentro de um apartamento numa pequena cidade em Massachusetts, nos EUA, o autor rabiscava histórias de Greg em um caderno, mas não tinha coragem de mostra-lo pra ninguém, pois achava que iriam rejeitá-lo. Foram necessários oito anos até a chegada do primeiro livro e um caderno com 1300 páginas cheio de aventuras de Greg Heffley pra chamar a atenção de um dos maiores jornais do mundo.
Jeff Kinney sempre morou em Plainville, em Norfok, que fica no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele vive nela até hoje com sua esposa e filhos. Além de escritor e cartunista, ele também foi designer de jogos online, ajudou na produção dos filmes derivados de seus livros e atualmente é dono da maior e única livraria da sua cidade que conseguiu construir por conta da venda dos livros.
O segredo do sucesso
O segredo para tanto sucesso está marcado na pele de Kinney, mas não como tatuagem e sim pelas vivências de sua adolescência. Greg Heffley é baseado em tudo que ele viveu quando era apenas um jovenzinho. Segundo entrevista que ele deu ao site português Mais CM, a cena que fisgou a editora do jornal New York Times, foi de Greg sofrendo bullying na escola e ouviu que era isso que eles estavam procurando.
- 7 Livros interativos para você ler e se divertir ao mesmo tempo
- 18 filmes com crianças que você não teria coragem de adotar
Kinney também conta que o segredo para fisgar os jovens leitores são a identificação que muitos conseguem criar com o personagem principal.
“Os livros são divertidos e isso é importante para as crianças, não quero que pareça uma obrigação, mas sim uma diversão e que uma criança abra o livro e pense: ‘sim, isto pode ser para mim.’ Por vezes, os livros somente com texto podem ser cansativos para as crianças.”
Lançado nos EUA em abril de 2007, “Diário de um Banana: Toque do Queijo” só chegou ao Brasil três anos depois publicado pela editora V&R em 2010 e que detém os direitos de publicação até hoje. O primeiro livro já está em sua 12º edição e na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi lançado uma edição numerada e comemorativa do livro que deu início ao reinado de Jeff Kinney.
A série de livros é a mais vendida da editora este ano, segundo o site Publishnews e anteriormente já figurou a lista dos mais vendidos no geral desde o lançamento do seu primeiro livro. Nos EUA, o livro permaneceu como o mais vendido da lista do New York Times durante 114 semanas.
Ampliando o universo de Greg Heffley
Atualmente, “Diário de um Banana” já está em seu 14º livro e ganhou uma série derivada que é baseada na visão de Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg, chamada “Diário de Rowley – Uma Aventura Supimpa”.
Fora das páginas de um livro, “Diário de um Banana” ganhou quatro adaptações cinematográficas. Veja os filmes abaixo.
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt1196141/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt1650043/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt2023453/[/imdb]
[imdb]https://www.imdb.com/title/tt6003368/[/imdb]
Jeff Kinney consegue como ninguém cativar leitores de todas as idades e potencializar vivências simples em momentos divertidos e alegres.
Se você ficou interessado, “Cangaço Overdrive” está à venda nas melhores livrarias, por um excelente preço e você pode ajudar o Proibido Ler comprando seu exemplar clicando aqui.
Comentários
Loading…