A temporada dentro do Catarse está pegando fogo! São 180 projetos procurando apoio para publicação desde o mês de setembro. Muita gente buscando seu lugar ao sol! O Proibido Ler garimpou a plataforma para encontrar cinco projetos que você deve olhar com carinho. Veja a lista abaixo.
HQ São Francisco, por Gabriela Güllich e João Velosso
O Brasil precisa de mais e mais jornalistas de altíssima qualidade. O trabalho de Gabriela e João é de um alto nível jornalístico, já que ambos se juntam para fazer um livro-reportagem em quadrinhos sobre o rio São Francisco.
De Belém do São Francisco, cidade pernambucana banhada pelo Velho Chico, cruzando todo o estado de Pernambuco e chegando a Monteiro, na Paraíba, histórias reais são contadas no livro-reportagem “São Francisco”. Um projeto que une quadrinhos e fotografia em uma narrativa jornalística que aborda três aspectos: água, seca e obra.
• A melhor recompensa é que vem o fanzine com bastidores da viagem.
Vikings – Morte ao Troll, de Eduardo Kasse e Carlos Sekko
Por Odin! Os deuses nórdicos e Vikings são pano de fundo nesse gibi excelente feito por Eduardo Kasse e Carlos Sekko. O quadrinhos faz parte da série de histórias criadas por Kasse e que tem na série “Viking – Berserker” e “Vikings – Noite em Valhala”.
Nessa aventura, vamos ver os Vikings juntar seus escudos contra um monstro que assombra as rodas em torno da fogueira.
O interessante desse gibi é o trabalho minucioso de Kasse e Sekko, fazendo um estudo geográfico da região, cultural e dando um fundo de fantasia histórica nos projeto que eles vem desenvolvendo.
• Destaque desse projeto é o apoio que vem com a recompensa com todas as obras de Eduardo Kasse publicadas pela Editora Draco
Leia mais: HQ do Dia | Três Buracos
Vlad, de João Gabriel
Vlad é aquele gibi para quem gosta de histórias sacanas e muita fantasia. O autor utiliza o humor negro e narrativa extremamente ágil, para fazer um quadrinho com muita ação acompanhando o protagonista habilidoso e de bastante má índole, que se vê obrigado a aceitar o contrato para ajudar seu odioso pai a chegar em segurança ao único bruxo capaz de protegê-lo de um culto autodenominado “Os Filhos de Deus”.
• Destaco o apoio que vem com as recompensas que vem com os trabalho de João Definhar e Nobre/Lobo.
Trambik, de Airton Marinho e Gustavo Lambreta
Airton Marinho é conhecido por saber lidar muito bem com humor. Um autor com uma veia cômica interessante, e nesse gibi ele mistura seu melhor com uma história de máfia russa muito maluca. Gustavo Lambreta é um artista com traço bastante cartunesco e se encaixa perfeitamente na proposta de fazer um gibi visceral e cheio de gags.
“Trambik” conta a história de três desastrados mafiosos que acabam matando o primo do Presidente Putin e vem para o Brasil, em busca de se esconder do homem que cavalga em ursos. Porém acabam encontrando uma senhorinha monocular que bota pra quebrar e coloca eles para trabalharem.
O doido é que com isso os trio vai acabar se deparando com o que tem de pior na criminalidade brasileira. Eles vão ter que rebolar pra conseguir se livrar dos perigos da terra verde e amarela.
• A recompensa mais bacana desse projeto é a que vem 5 gibis dos autores e mais uma página original da HQ.
Leia mais: Camilo Solano: “os quadrinhos movem a minha vida”
Grand Prix METANOIA, de Luciano Salles
Luciano Salles é um gênio dos quadrinhos. Um dos maiores nomes que o Brasil já produziu. Se você não conhece nada dele, recomendo os títulos “Quarto Vivente”, “L’Amour: 12 oz e Limiar”; “Dark Matter. Uma trilogia” que fala sobre a humanidade e a forma de lidar com nascimento, vida e morte. Obras de ficção científica de altíssima qualidade que causam um desconforto, mas com uma mensagem forte.
Salles volta novamente ao crowdfunding buscando financiamento para seu mais novo trabalho “Grand Prix METANOIA”. A história que ele quer nos contar é sobre um duelo entre dois corredores chamados Alba Troz e Velociptor. A sinopse diz:
Em um deserto de areia e sal, uma corrida entre dois pilotos irá para além de suas habilidades e da desejada bandeirada final, transcendendo de forma dura e questionadora a realidade entre eles.
O gibi terá 24 páginas e o projeto já está bem dizer finalizado por Salles, não teremos que esperar muito tempo para termos o quadrinho na mãos. Um investimento interessante se você gosta de obras que te desafiam a ser um melhor leitor.
• Nesse projeto existe a modalidade de apoio com a vinda de quatro HQs criadas por Salles.
Comentários
Loading…