Na última semana aconteceu o BIG Festival 2019, evento focado na indústria de games independentes, com premiações para novos destaques no ramo e seus gêneros, além de ser um espaço onde desenvolvedores do mundo inteiro podem expor seus games.
Até o ano passado o evento era realizado no Centro Cultural da Vergueiro, em São Paulo, e dessa vez com um aumento de público se mudou para o famoso Club Homes, que fica na Av. Paulista.
Visitei o festival no sábado (29), como de costume, a entrada foi gratuita, mas ao entrar no espaço senti uma sensação diferente, a essência do evento estava lá, porém com um novo olhar e espaço.
Senti algumas pequenas coisas que atrapalharam a experiência como luzes fortes e a má distribuição dos stands, sem esquecer a ausência de um ar condicionado em um espaço fechado.
Mas vamos falar do que importa, os games. Dessa vez presenciei que muitos dos desenvolvedores principalmente nos stands de categorias para premiações não se encontravam para auxílio ou tirar dúvidas.
Alguns games estavam em fases de testes (Alpha), o que ocasionou muitas travadas. A sessão da demonstração da Realidade Virtual era cheia de bons títulos, mas foi prejudicada pela fila e necessidade de adquirir uma senha.
Da imensa quantidade de games e suas várias categorias, separei cinco jogos que surpreenderam nessa passada pela exposição, alguns para ficar de olho e que despertarão uma boa experiência nesse mercado de jogos independentes, onde a arte prevalece.
ADORE
Estúdio: Cadabra Games
País: Brasil
Plataforma: PC
Uma aventura onde você controla um jovem rapaz que para avançar de tela, pode capturar e utilizar as criaturas fantásticas que encontra seu caminho. Ganhou destaque por sua arte e pela jogabilidade fluída, o que fortalece ainda mais o mercado de novos games brasileiros.
GRIS
Estúdio: Nomada Studio
País: Espanha
Plataforma: PC
Um jogo plataforma recheado de puzzles, mas onde ganhamos o controle da personagem Gris em sua jornada. O grande destaque é sua arte e trilha sonora que conquistam qualquer coração e nos enche de suspiros ao decorrer de cada lugar como se fosse um quadro.
IT’S PAPER GUY
Estúdio: The Paper Team
País: França
Plataforma: PC
Um jogo destinado ao público infantil, porém com inúmeros puzzles, onde o jogador tem que cortar os objetos para avançar de tela. Além de ser incrivelmente encantador com seu visual.
FAKE NEWS, ISTO NÃO É UM JOGO!
Estúdio: Patada! Studio
País: Brasil
Plataforma: Android
Jogo inteligente por aproveitar a onda de Fake News que o mundo passa. Com uma coletânea de histórias, o jogador deve analisar as notícias e decidir se é verdade ou não, como também se compartilha ou joga fora.
FORGOTTEN ANNE
Estúdio: ThroughLine Games
País: Dinamarca
Plataforma: PC
Uma aventura 2D e ainda com um enredo cinematográfico, inconfundível não reparar na sua animação como também na escolha de opções de diálogo, tudo feito de maneira fluída e imersiva.
BÔNUS – MOSS
Estúdio: POLYARC GAMES
País: Estados
Plataforma: PC e Playstation 4
Não poderia esquecer nessa lista um título de Realidade Virtual. Aqui você controla o rato Moss e precisa guiá-lo para avançar no cenário. Além de ser super carismático, o personagem também utiliza da linguagem dos sinais para se comunicar. É incrível ver como tudo funciona perfeitamente na realidade virtual, proporcionando ainda mais imensidão e qualidade.
Comentários
Loading…