O cinema LGBT tem crescido muito, mas nem sempre os títulos são divulgados. Ou sempre os mesmos títulos fazem sucesso.
Afinal, do que é feito esse cinema? Somente de histórias de histórias tristes e pesadas como “meninos não choram”? Infelizmente a grande maioria sim!
Só que sair do armário, se aceitar, se assumir, vai muito além de passar por dificuldades e por infelicidades. É um processo de autoconhecimento e alegria para aqueles que o vivenciam. Portanto, essa lista foi recheada com romances, dramas, comédias, suspenses e afins. Até porque estamos falando da diversidade sexual, por quê citar a diversidade de gêneros que abordam esse tema?
Durante os últimos dias, separei 40 filmes sobre o assunto. Confira antes de prosseguir com a lista:
41. O Padre (1994)
Priest
Dirigido por: Antonia Bird
Padre Greg (Linus Roache) é enviado para trabalhar em uma paróquia em Liverpool. Ele fica surpreso ao ver que seu novo superior, padre Matthew (Tom Wilkinson), não cumpre o celibato, mantendo um relacionamento com uma mulher. Este é apenas o primeiro fator que fará com que Greg entre em conflito e questione algumas regras da Igreja. Um segundo fator é a descoberta da própria homossexualidade, quando se apaixona por um rapaz (Robert Carlyle). Mas o que mais o tortura é quando uma menina de 14 anos lhe conta que sofre abusos por parte do pai, mas Greg está de mãos atadas pelo sigilo da confissão. Dividido entre sua vocação e sua sexualidade, entre as regras da Igreja e os problemas que testemunha, Greg teme ter sua fé abalada. O filme foi proibido pela Igreja Católica.
42. I Can’t Think Straight (2008)
Dirigido por: Shamim Sarif
Às vésperas de seu casamento, Tala conhece e se apaixona por Leyla, uma jovem de ascendência indiana e britânica, que sonha se tornar escritora. Embora residindo em Londres, Tala tem de enfrentar o peso das tradições de seu país, a Jordânia, onde sua família dedica-se integralmente à preparação do casamento.
43. Meu amor de verão (2004)
My Summer of Love
Dirigido por: Pawel Pawlikowski
Durante as férias de verão a estabanada, insolente e espirituosa Mona (Nathalie Press) conhece Tamsin (Emily Blunt), uma garota rica, mimada e encantadora. Rapidamente, as adolescentes desenvolvem uma amizade tão forte quanto inesperada, que logo evolui para uma relação mais íntima. E é nos verdes campos de Yorkshire, interior da Inglaterra, que elas trocam juras de amor eterno. No entanto a amizade pouco convencional das duas começa a incomodar algumas pessoas, principalmente o irmão mais velho de Mona, Phil (Paddy Considine), um ex-dono de pub que mudou de vida depois de se converter ao cristianismo.
44. Patrik 1,5 (2008)
Dirigido por: Ella Lemhagen
O casal gay Göran e Sven conseguiu permissão para adotar Patrik, um órfão sueco de um ano e meio. Mas quando o menino chega, ele não é bem o que eles esperavam. Houve um erro na idade do garoto, e os pais receberam um jovem homofóbico de 15 anos com um passado criminoso.
45. Ligadas pelo desejo (1996)
Bound
Dirigido por: Andy Wachowski Lana Wachowski
Violet está cansada de ser mal-tratada pelo seu marido, Caesar, um chefão da Máfia. Ela acaba se envolvendo em uma relação homossexual com uma ex-presidiária, e ambas acabam se apaixonando. Com o objetivo de ficarem livres, armam um plano para matar Caesar, ficar com seu dinheiro e fugir. O filme é conhecido pelas suas cenas de sexo entre as mulheres e por ter dado aos irmãos Wachowski a confiança para, três anos mais tarde, realizarem Matrix.
46. Uma família bem diferente (2009)
Breakfast with Scot
Dirigido por: Laurie Lynd
Eric vive para o hóquei. Agora, na faixa dos trinta, ele deixou sua carreira de jogador profissional para se tornar comentarista de esportes na TV. É uma vida de sonho! Mas quando o namorado de Eric, Sam, avisa que eles terão que cuidar temporariamente de um menino, o confortável mundo de Eric desmonta. Chega Scot, recém-órfão, um menino afeminado de 11 anos e o oposto exato de Eric. Assustados com a alegria de viver de Scot, Eric e Sam gentilmente afastam Scot dos perfumados cremes das mãos e de tudo o que for cor-de-rosa, buscando um passatempo mais “aceitável”: o hóquei.
47. Pure Heart (2010)
Junjou
Satoshi Kaneda
Tozaki Keisuke, depois encontrar com o seu primeiro amor, Kurata Shousei, fica chocado ao descobrir que Kurata sabia de seus sentimentos desde o ensino médio. Mas o que acontecerá agora? O amor do passado de Tozaki irá se fortalecer? E Kurata, para ele isso não passa de uma aventura? Quando o senpai e ex-namorado de Tozaki aparece, quais serão os sentimentos de Kurata?
48. Elena Undone (2010)
49. Amigas de colégio (1998)
50. Gia – Fama e destruição (1998)
51. Tempestade de Verão (2004)
52. Loving Annabelle (2006)
Dirigido por: Katherine Brooks
Loving Annabelle explora a complexidade do amor e as batalhas interiores que sempre ocorrem. Mostra a indomabilidade de sentimentos tão poderosos. Mostra, especialmente, que há riscos que valem a pena correr. Loving Annabelle é, acima de tudo, uma história de amor proibido. Por ser entre aluna e professora e por homofobia.
53. Teus Olhos Meus (2011)
Dirigido por: Caio Sóh
Gil é um jovem de 20 anos, órfão, criado pelos tios. Seu estilo de vida gera uma guerra familiar, fazendo com que Gil vá embora de casa, deixando não somente todos os seus pertences como sua segurança e o único amor zeloso que tivera até então. Com o violão nas costas, sem rumo, dinheiro ou retaguarda de amigos, Gil conhece Otávio, um produtor musical que mudará seu destino para sempre.
54. Romeus (2011)
Dirigido por: Sabine Bernardi
Um drama centrado no relacionamento entre dois garotos, só que um deles guarda um grande segredo.
55. Ser igual aos outros (2008)
Be Like Others
Dirigido por: Tanaz Eshaghian
Um documentário cativante que explora o tumulto emocional e físico dos transexuais no Irã. Homossexual é ilegal no Irã, no entanto, o governo iraniano é inteiramente solidário sobre as operações de mudança de sexo, porque quando um homem é alterado para uma mulher, não será mais homossexual.
56. Strella (2009)
Strella: A Woman’s Way
Dirigido por: Panos H. Koutras
George é solto da prisão depois de 14 anos encarcerado pelo assassinato que ele cometeu em uma pequena vila grega. Ele passa sua primeira noite fora da prisão em um hotel barato em Atenas. Lá ele conhece Strella, uma jovem prostituta transexual. Eles passam a noite juntos e logo se apaixonam, mas o passado ainda não libertou George. Com Strella ao seu lado ele vai tentar trilhar um novo caminho.
57. A Verdade sobre Jane (2000)
The Truth About Jane
Dirigido por: Lee Rose
Uma adolescente se apaixona por sua melhor amiga, mas tenta esconder a todo custo a notícia de seus pais.
58. Queda livre (2013)
Freier Fall
Dirigido por: Stephan Lacant
A história do filme é em torno da vida de dois policiais Marc Borgmann (Hanno Koffler) e Kay Engel (Max Riemelt) que com a convivência, acabam se envolvendo. Marc acaba ficando dividido entre viver o desejo de uma nova experiência e o amor pela sua namorada, que está gravida.
59. eCupid (2011)
Dirigido por: J.C. Calciano
Marshall (Houston Rhines) é um jovem publicitário que trabalha para um chefe (John Callahan) que não aprecia seus talentos. Depois de sete anos com seu namorado Gabe, a vida amorosa de Marshall se tornou muito confortável. Além disso, ele está fazendo 30 anos. Marshall está desesperado por uma vida nova e vai procurá-la online, onde descobre um misterioso aplicativo chamado eCupid que garante encontrar o amor verdadeiro. A partir do momento que Marshall faz o download do aplicativo, o eCupid scaneia cada pixel do mundo online de Marshall e instantaneamente vira sua vida de cabeça para baixo.
60. O Golpista Do Ano (2009)
I Love You, Phillip Morris
Dirigido por: Glenn Ficarra, John Requa
Steven Jay Russel (Jim Carey) é um policial homossexual que vive uma vida de mentira e infeliz, até que sofre um acidente e resolve se assumir e seguir seus sonhos, para isso, ele vai se tornar um golpista. O fato é que ele vai parar na prisão, onde encontra sua alma gêmea, Phillip Morris (Ewan McGregor). Eles se separam no mesmo dia em que se conhecem, mas agora ele fará tudo para estar perto dele. Baseado em fatos reais da vida do protagonista.
Acha que algum filme LGBT faltou nessa lista? Deixe o nome nos comentários e quem sabe não rola uma quarta parte.
Veja também:
Comentários
Loading…