A temática LGBT já foi muito explorada no cinema, embora muitos filmes não sejam exibidos frequentemente na TV aberta.
Infelizmente o preconceito do público ainda é grande, tanto que a maioria dos filmes é trágico ou aborda justamente o lado doloroso de se assumir para a sociedade e, principalmente, para si mesmo.
Muitos filmes que citei na primeira parte da lista LGBT são histórias de luta e aceitação, porque é basicamente essa a vida de quem assume ser o que é. Mas não pense que nessa lista só tem desgraça, pois muitos filmes aqui são de humor!
Se você ainda não viu a primeira parte da lista clique aqui.
21. Beautiful Boxer (2004)
22. Má Educação (2004)
23. A Lei do Desejo (1987)
Pablo e Tina são irmãos, seus pais se separaram quando eles ainda eram meninos, do sexo masculino. Tina era Tino quando foi viver com seu pai, passou a ser sua “esposa” e decidiu então trocar de sexo. Anos depois ele a abandonou e Tina agora odeia terrivelmente os homens. Pablo é diretor de cinema e tem um romance com Juan que parece não partilhar desta mesma paixão. Pablo conhece Antonio, um rapaz indeciso quanto a sua sexualidade e decidido a seduzi-lo a qualquer custo. Eles passam a viver uma grande e conturbada relação. Um misterioso assassinato muda completamente a vida destes personagens e depois dele, o mundo nunca mais será o mesmo…
24. Minha Vida em Cor de Rosa (1997)
25. Além do desejo (2006)
Dirigido por: Pernille Fischer Christensen
26. Hedwig: Rock, Amor e Traição (2001)
Título original: Hedwig and the Angry Inch Outros títulos
Dirigido por: John Cameron Mitchell
Hedwig é uma cantora de rock que nasceu homem, na Alemanha Oriental, e se chamava Hansel. Criado ouvindo uma rádio norte-americana, Hansel só tinha duas certezas na vida: de que seria uma estrela de rock e que um dia encontraria sua alma gêmea. Quando conhece Luther, recruta americano que promete casar-se e levá-lo para os Estados Unidos, Hansel pensa que chegou sua vez de ser feliz. Contudo, para que seu sonho se realize, é obrigado a submeter-se a uma cirurgia de troca de sexo. Hansel torna-se Hedwig, muda-se para a América e forma uma banda de rock. Mas este é apenas o primeiro capítulo de uma história ao mesmo tempo dramática e engraçada, permeada por amores arrebatadores, amargas desilusões e rock do bom.
27. The Normal Heart (2014)
Dirigido por: Ryan Murphy
Drama original HBO que narra a história do início da crise da AIDS em Nova York nos anos 80, com foco no esforço de vários ativistas gays e seus aliados na luta para expor a verdade sobre a epidemia para uma nação que está negando os fato
28. Laranjas (2004)
Título original: Oranges
Dirigido por: Kristian Pithie
Oranges é a história de dois meninos que se conhecem depois de um acidente e um cuida do outro e na conversa e no entedimento a laranja passa ter um sabor e significado especial para um deles apenas. Inesperadamente, o tímido Jonathan se vê nas mãos de um garoto mais velho.
29. Saindo do Armário (1998)
Título original: Get Real
Dirigido por: Simon Shore
Um adolescente apaixona-se pelo atleta mais cobiçado pelas garotas da escola. Aos 16 anos, ele tem dificuldade em entender e assumir sua sexualidade. Como uma versão inglesa das comédias de adolescentes de John Hughes dos anos 80, o filme conta a história de Steven, cuja melhor amiga é a avoada vizinha Linda (Charlotte Brittain) que é a única que sabe que ele é gay e que tem uma forte atração pelo colega da escola Dixon (Brad Gordon).
30. Quanto dura o amor? (2009)
Direção: Roberto Moreira
Marina, jovem aspirante a atriz, chega a São Paulo cheia de sonhos de independência e realização. Vai dividir um apartamento em um condomínio no coração da cidade com Suzana, advogada solitária e com um quê de mistério. A poucos andares, Jay, escritor de um livro só, procura um sentido para a vida. Na noite, Marina se encanta pela cantora Justine. No Fórum, Suzana e o colega Gil começam um namoro. Na rua, Jay elege para musa a prostituta Michelle. No ritmo impiedoso da cidade, os três vão viver a euforia da paixão e a sua outra face – para descobrir quanto dura o amor.
31. Tudo que você precisa é amor (2009)
Título original: All You Need is Love
Dirigido por: Edzard Onneken
A divorciada Catherine Remming vive numa vila Alpina, na Bavária. Um dia ela recebe de seu filho Hans, que é estudante de arquitetura em Berlim, uma carta a dizer que quer se casar em breve com Nicki. Catherine nunca viu Nicki e imagina que é um nome feminino. Como as pessoas vão reagir ao saberem que Nicki é um homem?
32. Nunca fui santa (1999)
Título original: But I’m a Cheerleader
Dirigido por: Jamie Babbit
Protagonizado por Natasha Lyonne, uma das deusas de orange is the new black. Contando com a presença ilustre de RuPaul.
Uma das melhores comédias que já vi (irei resenhar). Megan é uma garota bastante popular na escola, líder de torcida e namorada do jogador mais bonito e famoso do colégio. Parte de uma família bastante conservadora, Megan se esforça para desempenhar seu papel de garotinha americana, muito embora não aprecie os beijos do namorado e colecione recortes de garotas de biquíni. Seus pais, só para garantir, contratam os serviços da clínica “Caminhos Verdadeiros”, dedicada a colocar mocinhas e rapazes meio estranhos na linha. O que deveria ser uma jornada de “cura” se transforma em uma interessante experiência de descoberta para Megan.
33. Lírios D’Água (2007)
Título original: Naissance des Pieuvres
Dirigido por: Céline Sciamma
Subúrbio de Paris, durante o verão. Marie (Paulien Acquart), Anne (Louisse Blachère) e Floriane (Adele Haenel) são amigas e têm 15 anos. Elas praticam nado sincronizado e, enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, começam a ter os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência.
34. Um Quarto em Roma (2010)
Título original: abitación En Roma
Dirigido por: Julio Medem
As jovens Alba e Natasha se conhecem ao acaso em uma noite do verão de 2008 em Roma, onde passam doze horas juntas em um quarto de hotel. A princípio resistentes a qualquer tentativa de aproximação, temendo pôr em risco os relacionamentos reais que cultivam no exterior desse microcosmo, as duas acabam cedendo a seus instintos mais inesperados, numa entrega apaixonada a uma liberdade que nunca experimentaram. No entanto, na tarde do dia seguinte, as duas devem embarcar em aviões com destinos distintos: uma irá para a Espanha, a outra para a Rússia.
35. Uma garota diferente (1996)
Título original: Different for Girls
Dirigido por: Richard Spence
Karl Foye e Paul Prentice eram melhores amigos na escola nos anos 70. Mas quando eles se encontram nos dias atuais, em Londres, a situação, definitivamente, não é a mesma. Karl agora é Kim e Paul um fracassado com seu emprego ordinário. Juntos eles redescobrirão o prazer da antiga amizade e o nascimento de algo diferente.
36. Café da manhã em Plutão (2005)
Título original: Breakfast on Pluto
Dirigido por: Neil Jordan
Patrick ‘Kitten’ Braden (Cillian Murphy) é travesti numa pequena cidade da Irlanda. Filho de um relacionamento entre uma doméstica e o padre local, depois de abandonado pela mãe Patrick foi criado por Ma Braden (Ruth McCabe), que não suporta seu jeito afeminado. Juntamente com seus amigos Charlie (Ruth Negga), Irwin (Laurence Kinlan) e Laurence (Seamus Reilly), Patrick decide sair de casa e partir em busca de sua mãe verdadeira.
37. The Iron Ladies (2000)
Dirigido por: Yongyoot Thongkongtoon
Filme baseado em história real de time de vôlei que participa de campeonato nacional, sendo que a maioria dos jogadores são gays ou transexuais.
38. Como Esquecer (2010)
Dirigido por: Malu de Martino
Um dos poucos dramas lésbicos nacionais. Como esquecer aborda as dores do término e a aceitação de uma nova fase. Protagonizado por Ana Paula Arósio, com Bianca Comparato no elenco.
39. Entre o Amor e o Adeus (2008)
Título original: Between Love And Goodbye
Dirigido por: Casper Andreas
Marcel e Kyle estão namorando e foi amor a primeira vista, e mesmo que eles não possam legalmente casar-se, eles vão encontrar uma maneira de fazer isso funcionar. Juntos, eles podem superar qualquer obstáculo, qualquer barreira. Só que ao longo do filme o casal perfeito cai precipitadamente em possessividade, inveja e raiva.
40. As Horas (2002)
Título: The Hours
Dirigido por: Stephen Daldry
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro . Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.
Em breve a terceira parte da lista LGBT estará no site. Não esqueça de recomendar mais filmes nos comentários. 🙂
Comentários
Loading…