Estamos em uma época que boa parte do conteúdo audiovisual é uma adaptação de alguma outra mídia. Filmes virando seriados. Seriados virando filmes. Livros virando filmes. E, é claro, os quadrinhos não escapam disso. No esplendor da nerdice, temos opções inúmeras de adaptações de quadrinhos tanto para o cinema quando para a TV, mas eu gostaria de trazer um ponto reverso aqui hoje: outras mídias que viram quadrinhos.
Nesse texto, especificamente, estarei falando sobre seriados que se transformam em quadrinhos, ou então depois de um cancelamento ou finalização da série, continuam nas páginas de revistas. A coisa parecer estar ficando cada vez comum, com seriados ganhando “season 0” ou apenas historias extras mesmo.
A ideia aqui é listar algumas adaptações que tiveram mais destaque. Acompanhe:
Buffy: a caça-vampiros
Buffy foi um seriado criado por Joss Whedon e é responsável por ter mostrado todo o talento dele como roteirista e showrunner. A história acompanha a protagonista que dá nome a série, Buffy Summers, enquanto ela, com ajuda de seus amigos, tem que salvar o mundo das forças do mal. O seriado teve sete temporadas, mas com uma mitologia tão rica seria impossível deixar morrer. Uma oitava temporada foi feita nos quadrinhos com publicação pela Dark Horse e continua toda a estrutura que vimos na TV. Diálogos rápidos, situações engraçadas, monstros, dramas e muitas mulheres sendo badass. Joss Whedon escreveu os três primeiros arcos da temporada e diversas one-shot. Historias fechadas e curtas sobre personagens específicos foram feitas também, como Faith Lehane e Spike. Atualmente estamos na decima temporada e temos a série derivada: Angel & Faith.
Serenity
Sim, mais uma com Joss Whedon. Não é difícil entender a ligação forte que ele tem com os quadrinhos. Nerd. Apesar do nome da revista ser o título do filme feito para concluir a série, Serenity é uma continuação do seriado Firefly, que foi prematuramente cancelado. Na verdade, a primeira minissérie, Those Left Behind, se passa exatamente no período entre a série e o filme. Atualmente temos diversas histórias publicadas, algumas mostrando o depois, outras mostrando o antes. A última minissérie publicada, Serenity: Leaves on the Wind, foi escrita por Zack Whedon, irmão de Joss. A publicação também é do selo Dark Horse. O universo de Firefly conquistou uma legião de fãs por ser extremamente rico e levantar questões políticas e morais muito importantes. É uma pena que o seriado tenha sido cancelado por baixa audiência, mas tudo bem. Temos o maravilhoso mundo dos quadrinhos.
Star Trek
Jornada nas Estrelas, como era conhecida aqui no brasil, tem diversas série e diversos filmes, então é claro que tem diversas comics também. A franquia já passou pelas mãos de diversas editoras, incluindo Marvel Comics e DC Comics, porém atualmente encontra-se com a IDW Publishing. A única tripulação que não teve adaptação para os quadrinhos ainda é Star Trek: Enterprise, mas ei! Nunca é tarde. A primeira publicação foi pela Gold Key em 1967 e hoje temos 414 edições publicada, se contarmos apenas as que são séries, isso excluindo a série atual da IDW. Diversos crossovers forma feitos. As tripulações já encontraram os X-men, a Legião dos Super-heróis. Atualmente, em parceria com a Boom!Studios, está sendo publicado o crossover com Planeta dos Macacos. Um dos crossovers mais famosos e querido pelos fãs de ficção cientifica é o feito com Doctor Who, nosso próximo tema.
Doctor Who
Você conhece Doctor Who. Pode não ter assistido, mas conhece. Sabe do “Doctor” que muda sempre de ator e de sua cabine telefônica azul, maior por dentro do que por fora, que ele usa para viajar pelo espaço e tempo. O seriado, que agora tem 51 anos, faz parte da cultura britânica. É o que equivalente ao nosso Castelo Rá-Tim-Bum. É obvio que teria uma versão em quadrinhos. Já passou por diversas editoras ao longos dos vários anos e não tem uma casa fixa, apesar da Panini Comics ser a dona da Doctor Who Magazine, onde são publicadas historias regularmente. Se 51 anos de episódios não são o bastante pra você, saiba que existem mais vários anos de publicações sobre o homem louco em sua caixa azul.
The X-Files
Antes do anuncio da volta de Arquivo X para as telinhas, tínhamos duas opções: os livros e os quadrinhos. Assim como Firefly, as revistas de Arquivo X são vareadas e oferecem várias opções. As publicações em quadrinhos começaram pela Topp Comics, passando pela selo Wildstorm da DC e agora encontra-se com a IDW Publishing, essa publicando a chamada The X-Files Season Tem. Praticamente todas as publicações tiveram o apoio, algumas vezes roteiro, de Chris Carter, o criador da série. Se você, assim como eu, não se cansa das histórias malucas e se você acredita que a verdade está lá fora, é uma boa pedida procurar por esses gibis.
Comentários
Loading…