O que surgiu como informação de uma fonte anônima, tem ganhado ar cada vez mais oficial: Hideo Kojima, criador da série Metal Gear, deve deixar a Konami logo após o lançamento do mais novo game da saga, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.
O jogo, com lançamento marcado para o dia 1º de setembro, narra os eventos posteriores a Ground Zeroes, dando continuidade à história da destruição da MsF (Militaires sans Fontières) e o coma de Snake, que acorda nove anos depois e inicia uma caçada aos responsáveis pelo fim da corporação.
A saída teria origem em um desentendimento entre a empresa de Hideo, a Kojima Productions e a sua publisher, a Konami. A tal confusão teria chegado ao ponto que uma série de restrições foi imposta pela empresa a seus funcionários, como acesso reduto às comunicações de cunho corporativo, e ainda além: os principais desenvolvedores, como o próprio Kojima, seriam limitados em relação às aparições públicas relacionadas ao novo título da franquia Metal Gear.
E as medidas não pararam por aí: a relação conturbada entre a empresa de Hideo e a Konami levaram a última a mudar o status de alguns dos funcionários da empresa, incluindo o próprio Kojima, que a partir de então não passam de funcionários terceirizados, o que, no final das contas, teria sido um dos motivos finais que teriam levado à decisão de Hideo de abandonar a publisher.
Porém, por manter os direitos sobre a franquia, a Konami revelou através de um comunicado em seu site que tem intenção em dar continuidade a saga mesmo após o lançamento de The Phantom Pain (e da subsequente saída de Kojima). Ainda no comunicado, a empresa revela estar em busca de uma nova equipe, e que começará a contratar o quanto antes.
A saída de Kojima e o desvencilhamento de sua empresa da Konami porém, gera preocupações além da continuidade da franquia Metal Gear, tendo em vista o envolvimento do japonês no desenvolvimento do aguardadíssimo Silent Hills, projeto que ainda traz Guillermo del Toro e o ator Norman Reedus, fora uma série de gigantes do ramo como parte equipe técnica. Por enquanto nem a Konami, nem mesmo o próprio Kojima se pronunciaram sobre a situação.
O novo jogo, anunciado através de uma misteriosa demo chamada PT, está sobre os direitos totais da Konami.
Comentários
Loading…