A equipe criativa do sucesso Batgirl, Cameron Stewart, Brenden Fletcher e Babs Tarr divulgou uma nota pedindo desculpas formais via Twitter em relação a edição #37 que saiu esta semana nos Estados Unidos.
Na história, Batgirl enfrenta uma versão impostora meio carnavalesca sua. Questionamentos se deram devido a forma como a vilã chamada “Dagger Type” é revelada e principalmente a reação de Barbara Gordon ao saber que a vilã era um homem vestido de mulher.
O termo “Dagger” que é traduzido como “Adaga” para português, é eventualmente associado à pessoas Transgender e neste caso pode ser encarado por muitos como um estereotipo ofensivo.
Pra deixar o terreno um pouco mais “acidentado” para o time criativo, em painéis seguintes o vilão desmascarado é vaiado por um público.
Com isso, os fãs e a comunidade transgender se mostraram abertamente decepcionados com a abordagem do time de Batgirl durante toda esta semana, os que obrigou a divulgar um pedido de desculpas formal no dia de ontem.
Reconhecendo o erro cometido, o autor Cameron Stewart postou em sua conta no Twitter:
https://twitter.com/cameronMstewart/status/543886281399631872
Ironicamente Barbara Gordon tem uma relação de amizade e inclusive morou um tempo com a personagem Alysia Yeoh, que é trangender. A Batgirl, durante o run da escritora Gail Simone se mostrou totalmente compreensiva com a situação de Alysia.
Stewart ainda comentou no Twitter que: “Foi doloroso ficar em silêncio por tanto tempo, mas sentimos que era a hora de escutar ao invés de responder” além de: “A visão de mundo que diz que você nunca deve se desculpar por nada é totalmente distorcida“.
LEIA TAMBÉM: Proibido Ler entrevista | Cameron Stewart, o cara por trás da nova Batgirl e O Clube da Luta 2
Comentários
Loading…