in

HQ do dia | Original Sin: Hulk vs. Iron Man #1

Original Sin: Hulk vs Iron Man é um tie-in especial  da saga de verão da Marvel, Original Sin repercutindo a explosão da “bomba de segredos”HQ do dia | Original Sin: Hulk vs. Iron Man #1 do Vigia na vida de Tony Stark e Bruce Banner.

A história principal se passa após os eventos de Hulk #4, na qual o dano cerebral do Doutor Banner (trama recorrente na mensal do Verdão) é reparado por meio do Extremis. Aqui os autores Kieron Gillen e Mark Waid também revisitam os primórdios dos dois personagens e re-escrevem (para os leitores mais chatos) ou introduzem mais detalhes na conturbada relação entre duas das mentes mais prolíficas da Marvel. A história começa do jeito que nós todos gostamos, com o Homem-de-Ferro e o Hulk caindo na porrada, passa pelos eventos de Original Sin e descamba finalmente para os flashbacks, voltando até a época do fatídico teste da bomba gama que criou o Incrível Hulk. Os diálogos de Waid e o tratamento dado a Bruce Banner nos flashbacks é precioso. O autor consegue adicionar humanidade e outras matizes ao mito do Hulk, acresentando uma motivação muito justa para os experimentos do Doutor Banner com a radiação gama. No entanto a presença de Tony Stark no complexo militar de testes e tudo que envolve o futuro Homemn-de-Ferro na trama (que é a razão desta revista existir) pra mim é uma enorme forçação de barra. Não quero entrar em detalhes, mas a presença de Stark caracteriza um retcon nos moldes de “A origem secreta de Tony Stark” e muda sim a origem do Hulk no Universo Marvel para sempre. Se você está confortável com isso, ótimo. Pra mim não foi uma estratégia inteligente da Marvel, apesar de ser ousada.

A arte no título é do desenhista regular de Hulk, Mark Bagley e é aquilo que normalmente podemos esperar do cara: Alguns bons quadros, principalmente na parte da ação, mas páginas bem sem graça nas partes mais paradas, além dos personagens que tem basicamente o mesmo tipo de rosto na HQ toda. Bagley é um desenhista que tem história na Marvel e é competente em cumprir prazos, mas seu trabalho nos últimos anos é bem burocrático, não tendo nada que eu possa classificar como sensacional. A arte é funcional e só.

Hulk vs Iron-Man não é uma revista ruim de ler. Os diálogos e o tratamento dado ao elenco é muito cuidadoso, a arte funciona e não incomoda e temos boas cenas durante toda a HQ. O problema é que a premissa é toda baseada em um retcon que provavelmente não vai agradar muito os fãs mais tradicionais. Mudanças na origem de personagens são verdadeiros “campos minados” no mundo das HQs e apesar do esmero dos roteiristas tentando fazer o melhor trabalho possível, achei o retcon idigesto. Mas, esta é somente a primeira edição do arco, talvez algo de bom ainda possa surgir dessa pequena lambança na origem do Hulk. Vamos aguardar e ter esperança.

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

American Horror Story | Primeira imagem oficial do elenco e mais teasers

Das telas para os quadrinhos: 5 séries e filmes que vão virar HQ