in

10 coisas que você não deveria saber sobre Steven Spielberg

Ele é um dos cineastas mais renomados dos últimos tempos, é o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, além de ser considerado o mais popular e influente da história do cinema. Mas como é comum, isso é a parte exaltada da sua carreira. Entretanto, nem tudo são flores, conheça algumas curiosidades a cerca da vida de Spielberg que não são contadas aos quatros cantos do mundo.

Veja também: Jurassic Park | Curiosidades sobre a saga que revolucionou os efeitos especiais

 

Ele tirou a ideia para E.T. – O Extraterrestre de um filme de terror

Spielberg estava na Tunísia filmando Cavaleiros da Arca Perdida quando recebeu um roteiro do diretor e roteirista John Sayles chamado Watch the Skies. Era uma história terrível sobre uma família rural aterrorizada por aliens de outro mundo. Ele estava a fim de fazer um filme sobre alienígenas, mas ficou em dúvida após ler o roteiro que mostrava os invasores dissecando uma vaca e um humano da mesma maneira. Entretanto, uma cena sobre um dos alienígenas menores sendo esquecido para trás conforme a espaçonave deixa a Terra chamou sua atenção. Ele desenvolveu a história para E.T. – O Extraterrestre a partir desta cena final e ela se tornou a abertura de seu filme bem menos assustador e bem mais doce sobre extraterrestres.  

Ele foi rejeitado duas vezes pela franquia James Bond

james-bond-min Spielberg nunca escondeu que sempre quis dirigir um filme de James Bond. Ele teve duas chances de conseguir realizar esse sonho, mas recebeu um belo “não” do produtor Albert. R. Broccoli nas duas vezes. Segundo Barbara, filha do produtor, Spielberg conheceu Broccoli logo no início de sua carreira. Apesar de Albert ter gostado do jovem cineasta, ele não quis arriscar e disse a Spielberg para fazer mais alguns filmes antes de assumir umJames Bond. Pouco depois de lançar A Lista de Schindler, Spielberg entrou em contato novamente com Broccoli, perguntando se agora poderia dirigir um Bond, mas a resposta que recebeu foi que Broccoli agora não poderia pagar o quanto Spielberg valia.  

Ele nunca foi pago pelo trabalho em A Lista de Schindler Como estão os atores de Jurassic Park 20 anos depois

schindlers-list-min

A história sobre um alemão que salvou mais de mil judeus durante o Holocausto não foi apenas um dos trabalhos mais aclamados de Spielberg – foi também um dos trabalhos mais pessoais do cineasta. Por isso ele nunca aceitou um único centavo por este filme, nem mesmo uma participação nos lucros. Segundo Spielberg, qualquer dinheiro que ele recebesse por A Lista seria “dinheiro de sangue” e decidiu por doar todo seu salário e futuros lucros para a The Shoah Foundation (http://sfi.usc.edu/).

Ele possui o único trenó que sobrou de Cidadão Kane

citizen-kane-min Spielberg não é apenas um dos maiores cineastas do mundo, mas também é um grande entusiasta do cinema. Tanto que ele coleciona memorabilia de filmes, incluindo um dos itens mais incríveis, vindo do filme mais famoso de Orson Welles: um dos dois únicos trenós feitos para a filmagem, em 1941, um objeto que se torna muito importante na história de Cidadão Kane. Spielberg comprou em um leilão em 1986 o único trenó que sobreviveu a um incêndio, por meros US$ 60.500.

Ele comprou vários prêmios Oscar de celebridades clássicas só para devolvê-los à Academia

steven-spielberg-oscar-min   Além do famoso trenó, Spielberg tem mais uma coleção digna de nota: prêmios Oscar. Além das estatuetas que recebeu por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, Spielberg ainda comprou as estatuetas de Melhor Ator que Clark Gable recebeu em 1934 por seu papel em Aconteceu Naquela Noite e as duas estatuetas de Bette Davis, que ela levou por Melhor Atriz nos filmes Perigosa (1935) e Jezebel (1938). Porém, Spielberg não ficou com os prêmios para sua coleção. Ele devolveu os Oscar à Academia, em um gesto para ajudar a preservar a história do cinema.

Ele aplicou uma pegadinha em George Lucas com o tubarão do filme

jaws1-min Spielberg e Lucas são amigos de longa data, muito antes de se tornarem famosos, portanto, existem histórias mil sobre essa amizade. E uma delas conta que a equipe de Spielberg havia acabado de montar o enorme tubarão mecânico do filme quando Lucas foi visitar o set. O cineasta foi convidado a conhecer o tubarão e, quando Lucas colocou sua cabeça dentro da boca do boneco, Spielberg apanhou os controles e fechou a bocarra do monstro na cabeça de Lucas. O problema é que o controle parou de funcionar e não abria mais a boca do tubarão. Após alguns minutos Lucas conseguiu se soltar mas, com medo de que tivessem quebrado o valioso “brinquedinho”, os cineastas correram para seus carros e fugiram do set. Felizmente, parece que nada de mau aconteceu ao boneco.  

Ele criou a série de vídeo games Medal of Honor

MOH-min Spielberg também é fã de games. Tanto que desenvolveu em seu estúdio da Dreamworks a ideia de um jogo de guerra que se tornaria o primeiro game de Medal of Honor. O projeto começou pouco antes das filmagens de O Resgate do Soldado Ryan, mas acabou sendo arquivado porque o estúdio não achou que as pessoas estivessem prontas para um game tão realístico da Segunda Guerra. Porém, Spielberg retomou a ideia pouco antes do lançamento do filme como um game que pudesse ensinar às crianças que não poderiam assistir ao filme. O game foi lançado para o Playstation da Sony em 1999 e se tornou um enorme sucesso.

Ele foi enganado por Bernie Madoff

bernie-madoff-min Madoff era um grande investidor de Wall Street até que foi detido pelo FBI em 1998 acusado de fraude. Spielberg foi apenas um dos muitos milionários enganados pelo império de Madoff. Não se sabe quanto o cineasta perdeu, mas todo o dinheiro foi desviado de sua organização filantrópica, a Wunderkinder Foundation.

Ele ajudou a estabelecer a classificação indicativa de filmes

jack-valenti-min Muitos dos filmes de Spielberg obviamente vêm de sua criança interior, do que o cineasta gostaria de assistir quando criança. Porém, ele foi muito criticado por causa de algumas cenas de Indiana Jones e o Templo da Perdição e Gremlins, dos quais ele foi produtor executivo. Por isso, Spielbergsugeriu que a associação que determina as classificações de filmes criasse uma categoria entre o “livre” e “proibido para menores de 18 anos”, que seria o PG-13, utilizado até hoje para indicar filmes que contenham cenas que podem ser impróprias para menores de 13 anos.  

Ele usou seu próprio cachorro em vários de seus filmes

Como qualquer cineasta de longa carreira, Spielberg também tem seus atores preferidos, que participam de vários de seus filmes, como Tom Hanks eRichard Dreyfuss. Mas Spielberg foi além e elencou seu cão em alguns de seus filmes mais famosos. Elmer, o cocker spaniel do cineasta apareceu em Louca Escapada (1974), Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979) e teve uma cena memorável emTubarão, como o cachorro que desaparece misteriosamente segundos antes do garoto ser engolido pelo tubarão.

Via Heroi

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Relembre as aberturas dos filmes do Batman

Wolverine imita Van Damme no comercial da Volvo