in

Os maiores fracassos de bilheterias dos cinemas de todos os tempos

Nem sempre ter uma superprodução ou um orçamento estrondoso é sinal de que o filme será um sucesso de arrecadação nas bilheterias ao redor do mundo. Separamos alguns filmes que gastaram muito e não tiveram a mesma sorte que Avatar, Titanic, Os Vingadores, Homem de Ferro 3 e etc.

O Fundo do Coração (1982)

o-fundo-do-coracao

Orçamento: 26 milhões de dólares

Bilheteria: 1 milhão de dólares

Um filme de Francis Ford Coppola, ele já ganhou 5 Oscar, tem em seu currículo  nada menos que: “O Poderoso Chefão”. Na intenção de ambientar a trama em Las Vegas, Coppola investiu 26 milhões para reconstruir a cidade em estúdio, o filme foi um sucesso de crítica, mas de bilheteria…

Revolução (1985)

revolucao

Orçamento: 28 milhões de dólares

Bilheteria: 1 milhão de dólares

Esse filme tem como pano de fundo a luta pela independência americana perante a Inglaterra, gastaram a fortuna de 28 milhões para recriar toda o cenário de uma guerra que aconteceu em (1775-1783). Apesar do elenco de peso como: Al Pacino, Donald Sutherland e Nastassja Kinski e uma produção sofisticada, o filme não agradou o público, muito menos a crítica.

Piratas(1986)

pirates

Orçamento: 31 milhões de dólares

Bilheteria: 1 milhão de dólares

Mais um diretor premiado, o nome da vez é Roman Polanski, ele gastou 31 milhões de dólares na produção deste filme, chegando até a construir um grande galeão. E, o intuito era ir com ele até o festival de cinema em Cannes, na França, para participar do evento e também promover o filme. Mas o fracasso foi tanto que tiveram que ancorar a embarcação na Riviera Francesa e a produção teve que se virar pra tirar o navio de lá.

Era uma vez na América(1983)

era-uma-vez-na-america

Orçamento: 30 milhões de dólares

Bilheteria: 2,5 milhões de dólares

Filme de gangsteres, terceiro de uma trilogia sobre a América e produzido pelo diretor Sergio Leone. Tinha tudo pra dar certo, um bom enredo, um orçamento grande para filmes da época, astros como Robert de Niro, James Woods e Joe Pesci. E uma trama que envolvia a máfia, gangsteres e uma receita semelhante ao “O Poderoso Chefão”. Mas seguindo a linha dos seus anteriores ,o filme não emplacou! Talvez por ser muito longo, ele tinha mais de 3 horas de duração, talvez pela crítica não gostar do trabalho de Leone ou até mesmo por causa da trama que era bem batida. O longa foi indicado ao Globo de Ouro para melhor diretor, melhor trilha sonora e ao Bafta concorrendo nas categorias de: Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor atriz coadjuvante e Melhor Fotografia. Levou 2 Baftas o de melhor trilha sonora e melhor figurino.Além de deixar um rombo de mais de 27 milhões no orçamento, Sergio Leone deu adeus a sua carreira como cineasta depois dele.

Portal do Paraíso(1980)

O-portal-paraiso

Orçamento: 44 milhões de dólares

Bilheteria: 3 milhões de dólares

As vezes dar muita liberdade para alguém pode custar caro. Foi assim que aconteceu com o Michel Cimino, após alavancar 5 Oscars com “O Franco Atirador” em 78, incluindo Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme. Ele teve carta branca para mandar, desmandar, criar e descriar pela United Artists. Ele criou um Western épico sobre a Guerra do Condado de Johnson, que eram conflitos entre os barões do gado com os imigrantes europeus em 1890. Ele ultrapassou o orçamento planejado, na hora de montar e editar o filme ele contratou seguranças armados para ficar nas portas da sala e evitar que os produtores da United pudessem interferir em alguma coisa. O resultado dessa liberdade toda não poderia ser outro, o filme arrecadou 3 milhões de dólares, menos que 7% do total investido e deixou um rombo de mais de 40 milhões, levando a United Artists à falência.

Monkeybone: No Limite da Imaginação(2001)

monkeybone-2001-03-g

Orçamento: 75 milhões de dólares

Bilheteria: 5,4 milhões de dólares

Monkeybone tem Whoopi Goldberg, Brendan Fraser e Briget Fonda em seu elenco. A trama mistura realidade com animações para contar a história de um cartunista, que depois de entrar em coma acaba vivendo uma aventura com um macaco, que é uma de suas criações. Essa mistura não agradou o público nem a crítica e isso rendeu apenas 7% do seu orçamento arrecadado nas bilheterias.

O Resgate do Titanic(1980)

o-resgate-do-titanic

Orçamento: 36 milhões de dólares

Bilheteria: 7 milhões de dólares

Esse filme é a prova de que nem todas as produções que levam o nome de “Titanic” vão fazer sucesso! O longa é sobre uma equipe de pesquisadores norte-americanos que precisam chegar ao navio afundado para resgatar um tesouro.

O diretor Jerry Jameson ainda cometeu algumas burradas, ele gastou 350 mil dólares na produção de uma réplica do Titanic, porém o modelo não coube no tanque que seria utilizado para fazer as filmagens. Resultado, ele teve que desembolsar mais 6 milhões de dólares para a construção de um tanque maior. E o naufrágio desta vez foi do orçamento.

Plunto Nash(2002)

pluto-nash

Orçamento: 120 milhões de dólares

Bilheteria: 7 milhões de dólares

Eddie Murphy viveu tempos áureos na década de 1990, filmes como ” O professor Aloprado”, “Dr. Dolittle” ,”Um Tira da Pesada 3″, “Um Vampiro no Brooklin” e etc, fizeram muito sucesso. Mas quando a década virou, veio uma nova fase para Murphy, alguns filmes bons e outros nem tanto. É o caso de Pluto Nash, uma comédia de ficção científica que se passa na lua, teve um orçamento astronômico por causa do investimento nos efeitos especiais, mas o público não deve ter gostado desses efeitos e isso não causou um bom resultado na arrecadação da bilheteria que fechou a conta bem no vermelho.

Ishtar(1987)

ishtar

Orçamento: 55 milhões de dólares

Bilheteria: 7,7 milhões de dólares

Um filme de comedia interpretados por dois compositores sem nenhum talento que sonham com o sucesso e badalação, são eles Warren Beatty e Dustin Hoffman. No final de semana da estrea, o filme até que foi bem. Figurou o topo das bilheterias americanas, mas depois que viram que o filme não tinha a menor graça tudo foi ruindo aos poucos. Para desespero dos produtores e do estúdio de produção

 As aventuras do Barão de Münchausen (1988)

adventures_of_baron_munchausen

Orçamento: 32 milhões de dólares

Bilheteria: 8 milhões de dólares

Um filme de aventura dirigido por Terry Giliam, que conta as viagens e aventuras do Barão de Münchausen. O filme não foi bem de bilheteria, mas acabou sendo indicado para 4 Oscars nas categorias: direção de arte, figurino, efeitos especiais e maquiagem. Não levou nenhum e a decepção só aumentou.

Ricos, bonitos e infiéis(2001)

ricos-bonitos-infieis

Orçamento: 90 milhões de dólares

Bilheteria: 10 milhões de dólares

Só gente rica e bonita nesse filme, muita infidelidade, com um elenco velho. Um bando de quarentões bancando adolescentes que aprontam altas aventuras bem típicas dos filmes da Sessão da Tarde. A ideia dele parecia ser boa, isso na cabeça do diretor e do roteirista, mas não para o grande público. 80 milhões de dólares foi o prejuízo contabilizado para esse blockbuster que não emplacou.

 A Ilha da Garganta Cortada(1995)

FILM 'CUTTHROAT ISLAND' BY RENNY HARLIN

Orçamento: 110 milhões de dólares

Bilheteria: 11 milhões de dólares

Para os padrões da década de 1990, investir num filme 110 milhões era algo totalmente irreal, mas isso acabou acontecendo. O longa trazia Greena Davis como a valente pirata que buscava nos sete mares um tesouro perdido. os 110 milhões foram gastos com produção e com divulgação, mas nas bilheterias o resultado foi bem abaixo do esperado. O fiasco foi tão grande que o filme figura no livro dos recordes até hoje pelo maior desastre da sétima arte de todos os tempos.

3.000 Mil Milhas para o Inferno(2001)

3000-milhas-para-inferno

Orçamento: 62 milhões de dólares

Bilheteria: 15,7 milhões de dólares

Um bando de gente roubando um cassino de Las Vegas vestidos de Elvis Presley, no elenco: Kevin Costner, Kurt Russel e Courtney Cox. Apelaram para as cenas de sangue e ação, mas tanto isso quanto  o elenco de peso não salvaram o roubo ou melhor o rombo que esse filme teve de prejuízo comparado ao orçamento investido na produção.

O Álamo(2004)

o-alamo

Orçamento: 145 milhões de dólares

Bilheteria: 25 milhões de dólares

Tudo que começa errado, termina errado! O diretor escolhido para levar adiante esse projeto foi, Ron Howard vencedor do Oscar por “Uma mente brilhante”, ele queria 200 milhões para contar a história da revolta ocorrida em 1836, quando soldados texanos lutaram contra o exército mexicano para tornar a região do Álamo independente. Mas os rios de dinheiro que ele pediu para produzir o filme foi vetado pela produtura. Ron abandonou o projeto e quem assumiu foi, John Lee Hancock. Deram a ele, 145 milhões de dólares e o resultado da arrecadação foi bem modesto.

Marte Precisa de Mães (2011)

marte-precisa-de-maes

Orçamento: 175 milhões de dólares

Bilheteria: 38 milhões de dólares

Nem tudo são flores quando falamos dos estúdios Disney. De fato, muitas animações da Disney fizeram e fazem sucesso até hoje, mas essa não teve a mesma sorte. Foi investido uma bagatela de 175 milhões e o filme não agradou as crianças muito menos os adultos. Talvez por ter um enredo batido, que conta a história de um garoto que passa a dar mais valor à sua mãe depois que ela é abduzida e levada para Marte. Outra coisa que pode ter atrapalhado o filme, foi lançamento na mesma época que Rango, Gnomeu e Julieta e Kung Fu Panda 2, isso pode ter ofuscado o sucesso da animação da Disney nas telonas. No Brasil o filme foi lançado direto para DVD. Enfim, a Disney levou um “prejú” de pouco mais de 100 milhões de dólares.

O 13º Guerreiro (1999)

o-13-guerreiro

Orçamento: 160 milhões de dólares

Bilheteria: 61 milhões de dólares

Encabeçando a produção, o diretor de Duro de Matar “John Mctierna”, como protagonista, Antônio Banderas e um roteiro adaptado do livro “Devoradores de mortos” que conta histórias do povo viking escrito por Michael Crichton. Esse escritor foi responsável por obras como Jurrasic Park e Twister. Tudo parecia perfeito, até o dia que resolveram mostrar como estava a primeira montagem do filme, para ver como o público reagiria. O resultado foi tão decepcionante que tentaram de todas as formas salvar o longa e evitar o prejuízo. Até mesmo o Michael Crichton foi levado para sala de edição para ver se dava outra cara a película, isso fez o orçamento do filme saltar em 85 milhões de dólares, para piorar o seu lançamento foi adiado em um ano o que rendeu mais investimento em divulgação, totalizando os gastos na casa dos 160 milhões de dólares. De tudo que foi investido, conseguiram recuperar apenas 61 milhões. A Touchstone Pictures ficou com um buraco negro em suas finanças depois desse desastre cinematográfico.

Stealth – Ameaça Invisível (2005)

stealth

Orçamento: 135 milhões de dólares

Bilheteria: 76,9 milhões de dólares

Tem diretor que acha que o sucesso está nas explosões, cenas de perseguições, fugas desenfreadas e etc. Esse é o caso de Rob Cohen, responsável por filmes como Velozes e Furiosos 1 e Triplo X. Além de achar explosões maneiras Cohen gostava de trabalhar com orçamentos explosivos. Mas o que ele não esperava era que Stealth – Ameaça Invisível, fosse um fracasso de público e bilheteria. O filme contava a história de pilotos de caça ultra-modernos que receberam a missão de impedir que um super-avião de inteligência artificial destruísse a Terra. Mesmo trazendo no elenco, Jessica Biel, Jamie Foxx e Josh Lucas, o filme não bombou e nem foi uma explosão de sucesso nas bilheterias.

Speed Racer(2008)

speed-racer

Orçamento: 120 milhões de dólares

Bilheteria: 93 milhões de dólares

Quando pensam em fazer algum “remake”, o intuito é sempre de conquistar o novo público e de surpreender os que já conheciam a obra. Mas não foi assim com Speed Racer, apesar de ser dos mesmos criadores de Matrix, o filme não agradou as crianças que eram seu público alvo. Mesmo tendo apelado para um carnaval de cores e para cenas de ação desenfreadas, os baixinhos não gostaram muito do que viram. Já os marmanjos, fizeram o filme não ter tanto prejuízo assim em vista de muitos filmes que tiveram orçamento até maior e não arrecadaram 50% do valor investido.

Sahara(2005)

sahara

Orçamento: 240 milhões de dólares

Bilheteria: 119 milhões de dólares

Se juntar quase todos os filmes dessa lista, não daria a bilheteria de Sahara. Estrelado por Penélope Cruz, Matthew McConaughey e Steve Zahn, o faturamento foi de 119 milhões de dólares nas bilheterias de todo mundo e foi considerado um “sucesso”. Mas na verdade, o filme escondeu um débito amargante. Os salários dos atores eram supervalorizados, tiveram que pagar suborno e agrados para poder gravar no Marrocos e ainda contaram com a falta de planejamento que alavancou os gastos não planejados na produção. O total investido foi de 240 milhões, 20 a menos que um dos maiores campeões de bilheterias, Os Vingadores. Como fama não enche barriga de ninguém, Sahara teve um prejuízo de mais de 100 milhões de dólares.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe uma resposta

    3 Pings & Trackbacks

    1. Pingback:

    2. Pingback:

    3. Pingback:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Artista transforma desenhos clássicos dos anos 90 em viciados

    Vídeo chocante mostra a destruição que a guerra causa na vida de uma criança